Marista Escolas Sociais

Imposto Solidário

Sua empresa pode ajudar a construir o futuro por meio da educação 

14/03/2025

Voltar

Saiba como impulsionar e transformar a realidade de milhares de crianças e jovens do Brasil 

As Escolas e Colégios Sociais Maristas oferecem educação gratuita e de qualidade para mais de 15 mil crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade em 10 estados brasileiros. O atendimento inclui desde a Educação Básica (do Ensino Infantil e Fundamental ao Médio) até atividades no contraturno escolar, transformando os espaços em um ambiente seguro e de desenvolvimento.  

A formação solidária e ética aos alunos busca incentivar o protagonismo dentro e fora do espaço escolar para que a educação transponha os muros e cause impacto em toda a sociedade. 

Esse trabalho conta com o apoio de instituições e empresas que acreditam igualmente no potencial e impacto positivo gerados pela educação. Confira a seguir alguns depoimentos dessa experiência: 

“Para a Itambé é um orgulho fazer parte do trabalho das Escolas e Colégios Sociais Maristas e poder contribuir para que as crianças e jovens possam ter uma educação de qualidade, podendo se tornar realmente cidadãos no futuro, contribuindo para que a nossa sociedade seja cada vez melhor”, Cecília Hara, coordenadora de Comunicação da Cimento Itambé. 

A Cimento Itambé apoia as Escolas e Colégios Sociais Maristas desde 2020 a partir de investimentos em nossos projetos aprovados junto aos Fundos da Infância e Adolescência do Paraná, junto à Lei Federal de Incentivo à Cultura e junto à Lei Federal de Incentivo ao Esporte.  

“Os projetos sociais são muito importantes porque impactam a sociedade brasileira como um todo. E quando isso já começa na primeira infância e adolescência, pode mudar a realidade das pessoas no longo prazo”, Marcelo Monteiro, contador da Impextraco.  

As Escolas e Colégios Sociais Maristas entendem, reconhecem e estimulam os investimentos de empresas e fundações para a qualificação de nossas atividades por este motivo, há mais de 10 anos, mantemos uma parceria estreita com a Impextraco, a partir da destinação de recursos diretos para nosso programa de bolsas com alunos do Marista Escola Social Ecológica; além de direcionar recursos também para nossos projetos aprovados nas leis federais de incentivo, nas áreas da Cultura, Esporte e Infância e Adolescência. 

“Eu tenho filhos e ver crianças tão felizes que abraçam, que querem, e olham com uma doçura é muito tocante”, Bárbara Zanetti, coordenadora de Marketing da OnPetro.  

Já a On Petro teve seus primeiros contatos com as Escolas e Colégios Sociais Maristas em 2023, quando passou a investir em nossas iniciativas aprovadas junto ao Fundo Estadual da Infância e Adolescência e junto à Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Sua empresa também pode seguir estes exemplos de solidariedade que promovem transformações sociais, direcionando seus investimentos aos nossos projetos aprovados em leis de incentivo.

Conheça abaixo os projetos: 

 Projeto Educação. O Futuro é Para Todos – Ano 2 (Paraná) 

Aprovado pelo CEDCA-PR junto ao FIA estadual do Paraná, permite a destinação de até 1% do IRPJ. 

——- 

Atenderá 2.800 crianças, adolescentes e jovens de famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica em sete unidades das Escolas e Colégios Sociais Maristas localizadas em sete cidades do do Paraná: Curitiba, Almirante Tamandaré, Fazenda Rio Grande, Ponta Grossa, Cascavel, Londrina e Paiçandu. Atualmente investem nesta iniciativa as empresas Fundação Telefônica Vivo, Tata Consulting Services (TCS), PACCAR Financial, FTD Educação, Atlas Schindler, Grupo Fertipar, Credipar, BHS Corrugated, BRDE, Mili, MARS Brasil, Nórdica Veículos, Imaribo, Unimed Paraná, Renner Coatings, Grupo Fancar, Gelopar, Grupo Engepeças, Postos Pelanda, Unimed Cascavel, Triângulo Pisos de Madeira, Arcelor Mittal Gonvari, Tintas Darka, Copapel, Maflow do Brasil, CEABS Serviços, On Petro, Ferrangens Negrão e Contabilista. Os valores arrecadados serão investidos na ampliação do acervo literário, equipamentos de laboratório, equipamentos musicais, equipamentos eletrônicos, mobiliários, materiais pedagógicos, ampliação de excursões pedagógicas, qualificação da equipe pedagógica, entre outros.  

 

Projeto Educação. O Futuro é Para Todos – Ano 3 (São Paulo) 

Aprovado pelo CONDECA-SP junto ao FIA estadual de São Paulo, permite a destinação de até 1% IRPJ. 

——- 

Atenderá 1.900 crianças, adolescentes e jovens de famílias em situação de vulnerabilidade em cinco unidades das Escolas e Colégios Sociais Maristas localizadas em 3 cidades do estado de São Paulo: São Paulo, Ribeirão Preto e Santos. As atuais empresas investidoras do projeto são a Arteris, MARS Brasil e Kaefer Group. Os valores arrecadados serão investidos na qualificação de nossa Rádio Escola, de dois laboratórios de informática, na aquisição de equipamentos para refeitórios, na estruturação de auditórios e bibliotecas, na compra de produtos eletrônicos e mobiliários, na formação de educadores e na ampliação de excursões pedagógicas. 

Projeto Esperançar 

Aprovado pelo CMDCA junto ao FIA municipal de São Paulo (FUMCAD-SP), permite a destinação de até 1% IRPJ. 

——- 

Atenderá 370 crianças de famílias em situação de vulnerabilidade social no Marista Escola Social Ir. Justino, localizado na Zona Leste da cidade de São Paulo. Conta atualmente com os investimentos das empresasFTD Educação, Qualicorp e Grupo Kaefer.Os valores arrecadados serão investidos na realização de eventos no espaço escolar e na promoção da participação dos alunos em espaços culturais da cidade de São Paulo. Dentre as ações previstas no projeto estão o engajamento da escola e alunos na Semana Mundial do Brincar; organização da Semana Literária e da Mostra Cultural; promoção de parcerias formativas com escolas públicas do território; realização de Oficinas de Expressão Corporal; promoção de visitas em espaços culturais na cidade de São Paulo; aquisição de mais de 400 brinquedos pedagógicos; e ampliação do acervo literário com mais de 1.800 livros adquiridos. 

 

Projeto O Esporte é Para Todos – Ano 3 | Etapa São Paulo e Interior do Paraná  

Aprovado na Lei Federal de Incentivo ao Esporte, permite a destinação de até 2% IRPJ. 

——- 

Atenderá 1.200 crianças, adolescentes e jovens de famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica a partir de cinco unidades das Escolas e Colégios Sociais Maristas, localizadas em cinco cidades dos estados de São Paulo (São Paulo e Ribeirão Preto) e do Paraná (Cascavel, Londrina e Ponta Grossa). Os atuais investidores do projeto são Kaefer Group, Gestamp, Cocamar, Gelopar e Tintas Darka.Os valores arrecadados serão investidos na qualificação de nossas atividades esportivas a partir da aquisição de equipamentos e materiais esportivos; e a partir da contratação de profissionais de educação física. Ofertaremos oficinas em 17 modalidades esportivas. 

 

Projeto O Esporte é Para Todos – Ano 3 | Etapa Região Metropolitana de Curitiba e Santa Catarina  

Aprovado na Lei Federal de Incentivo ao Esporte, permite a destinação de até 2% IRPJ. 

——- 

Atenderá 1.200 crianças, adolescentes e jovens de famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica a partir de5 unidades das Escolas e Colégios Sociais Maristas localizados em 5 cidades dos estados do Paraná (Curitiba e Almirante Tamandaré) e de Santa Catarina (Florianópolis, São José e Criciúma). Os atuais investidores do projeto são Unimed Curitiba, UnimedLab, BHS Corrugated, Credipar, Nórdica Veículos, Gestamp, Cimento Itambé, Condor Supermercados, Unimed Paraná, Gemu Brasil, Grupo Divesa, Impextraco, ArcelorMittal Gonvarri, Perfipar e Tintas Darka.Os valores arrecadados serão investidos na qualificação de nossas atividades esportivas a partir da aquisição de equipamentos e materiais esportivos; e a partir da contratação de profissionais de educação física. Ofertaremos oficinas em 17 modalidades esportivas. 

Projeto O Esporte é Para Todos – Ano 3 | Etapa Rio Grande do Sul  

Aprovado na Lei Federal de Incentivo ao Esporte, permite a destinação de até 2% IRPJ. 

——- 

Beneficiará 500 crianças, adolescentes e jovens de famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica a partir de duas unidades das Escolas e Colégios Sociais Maristas, localizadas em duas cidades do Rio Grande do Sul: Porto Alegre e Santa Maria. Os atuais investidores do projeto são as empresas Servopa e Gestamp.Os valores arrecadados serão investidos na qualificação de nossas atividades esportivas a partir da aquisição de equipamentos e materiais esportivos; e a partir da contratação de profissionais de educação física. Ofertaremos oficinas em 17 modalidades esportivas. 

 

Projeto Biblioteca para Todos - Arte e Literatura nas Escolas 

Aprovado na Lei Federal de Incentivo à Cultura, permite a destinação de até 4% IRPJ. 

——- 

Atenderá mais de 5.000 crianças, adolescentes e jovens de famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica a partir de 11 unidades das Escolas e Colégios Sociais Maristas em cidades localizadas nos estados do Paraná (Curitiba, Fazenda Rio Grande, Ponta Grossa, Londrina, Paiçandu), Santa Catarina (São José e Florianópolis), São Paulo (São Paulo, Ribeirão Preto e Santos) e Rio Grande do Sul (Santa Maria). Os atuais investidores do projeto sãoPACCAR Financial, DAF Caminhões, Kaefer Group, Solabia, Grupo Fertipar, OnPetro, Nórdica Veículos, FTD Educação, Cimento Itambé, BRDE, Ferragens Negrão, Credipar, CEABS Serviços, Inpek, Kapazi, Gemu Brasil, Unimed Paraná, Grupo Focus, Gelopar, Giassi Supermercados e Grupo Focus. Os valores arrecadados serão investidos na contratação de mediadores de leitura, realização de ações de estímulo à leitura, realização de obras de modernização estrutural, ampliação de acervos literários e aquisição de equipamentos de informática e materiais pedagógicos. 

 

Projeto Literatura em Movimento   

Aprovado no Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais de São Paulo (PROMAC), permite a destinação de até 20% do ISS e IPTU 

——- 

Atenderá 350 crianças, adolescentes e jovens de famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica a partir doMarista Escola Social Ir. Lourenço, localizado na Zona Leste de São Paulo. Os valores arrecadados serão investidos em ações que incentivem a leitura. Durante o ano letivo, diversas atividades serão promovidas para estimular o interesse pela leitura, incluindo clubes de leitura, encontros com autores, visitas a espaços culturais e a criação de conteúdos literários para as redes sociais. 

Quer impulsionar o futuro da educação junto às Escolas Sociais Maristas?  Clique aqui e saiba mais! 

 

Conheça as histórias de transformação das Escolas e Colégios Sociais Maristas:

Educação que transforma: a história de Beatriz Coelho na Escola Marista Champagnat Terra Vermelha 

Educação que transforma: a história de Guilherme da Silva no Marista Escola Social Ir. Lourenço 

Leia também

Ir para o Blog