Ensino que encanta

29/11/2022

Na Escola Social Ir. Lourenço, que atende gratuitamente crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social na Zona Leste de São Paulo, o processo de alfabetização e letramento está contando com um apoio inusitado do cantor Raul Seixas.

Explicamos: a escola está desenvolvendo um projeto que utiliza músicas para ajudar o aprendizado! E o benefício já foi sentido pelo aluno Guilherme Ferreira Matias Belo, de 14 anos, estudante do 9º ano, que chegou na Escola Social com dificuldade no letramento. “Eu tinha muita dificuldade em ler e escrever e gosto de música. Um dia pedi para ouvir na sala de aula Raul Seixas, aí o professor começou a me ensinar usando as músicas, a gente ouve, circula as palavras, e fica mais fácil de entender”, revela.

A partir dessa experiência o professor Francisco Ocelio das Neves, iniciou um mapeamento com os alunos e alunas que apresentavam essa dificuldade, e assim o projeto de levar músicas para ensinar foi ganhando corpo. “Eu acho importante trazer elementos da rotina deles, aproximar da realidade. Muito mais do que tentar ler um texto grande e complexo, é importante que eles possam me contar o que gostam e assim, eu consiga levar materiais que estimulem esse processo”, revela o professor.