Quem somos

Com a premissa de ser presença significativa na vida de quem mais precisa, nasceu o Marista Escolas Sociais. Temos a missão de levar uma educação de qualidade e gratuita para dentro de territórios em situação de vulnerabilidade social e atender crianças, adolescentes e jovens cujas famílias se encontram em situação de pobreza.

Atuando em 15 cidades de Santa Catarina, Paraná e São Paulo já são mais de 7.500 estudantes atendidos em 18 escolas sociais que vão desde a educação básica (do ensino infantil e fundamental ao médio) até atividades no contraturno escolar, transformando os espaços em um ambiente seguro e de desenvolvimento. O Marista Escolas Sociais acredita que as transformações sociais podem acontecer através da educação. Acreditamos que nossos valores e metodologia de ensino, são importantes neste caminho. Mas nos dedicamos, principalmente, a atuar pela formação solidária e ética dos nossos atendidos, incentivando sua participação protagonista dentro e fora da Escola para que a educação transponha os muros das nossas Escolas e cause impacto em toda a sociedade.

Garantir o acesso a uma educação de qualidade, que chegue para todos é mais do que um compromisso para nós: é a nossa Missão. E assim nasceu a causa Educação. O Futuro é para todos, que busca melhorar nossas estruturas, garantir a aquisição de novos equipamentos e materiais e, assim, permitir que mais crianças, adolescentes e jovens sejam atendidos e possam ter seus direitos assegurados e a possibilidade de conquistar um futuro ainda melhor.

Missão

Formar cidadãos éticos, justos e solidários para a transformação da sociedade, por meio de processos educacionais fundamentados nos valores do Evangelho, do jeito Marista.

Proposta
Sócio Educativa

Ao entrar em uma das nossas 20 Escolas Sociais é possível perceber de imediato: trata-se de um espaço completamente diferente de Educação. Tudo começa na acolhida de nossos estudantes, que desde o momento que adentram nossas unidades recebem o carinho e a atenção individual de todas nossas equipes. Isso é estendido para todas as classes, projetos e atividades. Cada aluno possui um plano individual de atendimento que, muitas vezes, é estendido para todo seu núcleo familiar, com o apoio da nossa equipe psicossocial, formada por psicólogos e assistentes sociais. É o atendimento integral ao ser humano sendo usado para potencializar nossos atendimentos.

Além da educação básica formal, oferecida desde a educação infantil até o ensino médio, algumas de nossas Escolas também atendem ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, ou seja, durante um período a criança ou adolescente frequentam a rede pública de ensino, e no outro, participam de projetos e oficinas em uma das Escolas do Marista Escolas Sociais.

Nossa busca constante é pelo protagonismo infanto-juvenil. Incentivamos a participação cidadã e solidária, com o objetivo de formar meninos e meninas que se sintam pertencentes e sujeitos de direito dentro das nossas escolas e para além delas.

Clique aqui e conheça mais

MARCELINO CHAMPAGNAT

“Tudo a Jesus por Maria,
tudo a Maria para Jesus”

Marcelino Champagnat fundou o Instituto Marista, inicialmente denominado Instituto dos Irmãozinhos de Maria, em 1817, na França. Foi um homem humilde, mas com grandes sonhos e visão de futuro. Dedicou-se à vida religiosa e, com fé em Maria, a Boa Mãe. Construiu uma obra educativa dedicada à educação evangelizadora de crianças, adolescentes e jovens, especialmente aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Marcelino Champagnat foi canonizado em 1999 pelo Papa João Paulo II, que o reconheceu como santo da Igreja. Hoje, após mais de 200 anos de história, os Maristas de Champagnat (Irmãos, Leigos, Leigas e Colaboradores) ainda dão continuidade à sua obra de educação evangelizadora e cuidam da sustentabilidade da Missão em mais de 80 países.