Marista Escolas Sociais

Saiba mais Imposto Solidário

Pastoral

Escola
Evangelizadora

O documento Projeto Educativo do Brasil Marista afirma que “a educação, no seu sentido mais amplo, é o nosso campo de evangelização”.

Por isso, os alunos contam com a formação
 e desenvolvimento humano em sua integralidade, envolvendo corpo, mente, coração e espírito, alicerçada também nos ensinamentos de Marcelino Champagnat, nosso fundador.

Tendo Maria como inspiração educativa, o olhar Marista se volta para o mundo com esperança e afeto, com atenção especial para a formação de jovens e crianças. Nosso compromisso evangelizador é com a transformação da sociedade e com a vida no planeta, com o apoio de uma proposta que tem como base os direitos humanos à luz da Palavra de Deus.

 

A Pastoral das Escolas Sociais pretende anunciar o Evangelho de maneira simples, mas profunda e verdadeira. Tratase de sermos uma Escola em Pastoral, como afirma o Projeto Educativo do Marista Brasil, isto é, um espaço tempo do anúncio, testemunho e comunhão; da compaixão pela humanidade; do compromisso com as causas da justiça e da paz; do conhecimentoexperiência e adesão aos valores do Evangelho, concretizados no desenvolvimento de uma cultura do cuidado; solidariedade.

Ação Pastoral Marista

Por Pastoral compreendemos o agir organizado da Igreja no mundo. Ela se caracteriza pelo cuidado na condução do processo de evangelização, para que este se desenvolva de forma plena, com a finalidade de tornar a mensagem cristã significativa em cada realidade e para públicos variados.

As Escolas do Marista Brasil são espaços privilegiados para o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões a partir de uma ética cristã. Nesse sentido, a Ação Pastoral integra transversalmente todos os processos da Escola, configurando um ambiente no qual todos os educadores se sentem corresponsáveis pela evangelização.

As ações são integradas aos diversos setores da Escola, promovendo a disseminação de valores Humanos, Cristãos e Maristas. Assim, concretizamos a conexão entre fé, cultura e vida, com uma pedagogia afetiva que preza pela presença, escuta, acolhida, solidariedade e outros ensinamentos que promovem o aprofundamento da fé encarnada na realidade.

Sujeitos da
Ação Pastoral

As crianças, adolescentes e jovens estão no centro da proposta Marista. O principal objetivo da Ação Pastoral é contribuir para o desenvolvimento integral, promovendo a vivência dos valores humanos e do Evangelho, por meio dos processos pedagógico-pastorais, para que sejam autores de sua própria história e protagonistas de um mundo mais justo e solidário.

A Ação Pastoral junto aos colaboradores visa o desenvolvimento da espiritualidade como modo de ser e estar no mundo, mobilizando seus esforços para oferecer uma educação integral à luz da identidade Marista. Concretizamos a nossa missão a partir do exemplo de Marcelino Champagnat, tornando Jesus Cristo conhecido e amado, por meio da formação contínua dos nossos colaboradores.

Evangelizar pressupõe uma escuta atenta aos territórios e as pessoas que se fazem presentes em nossas escolas. Por isso, acreditamos que a nossa forma de evangelizar se manifesta a partir das conexões com o próximo, considerando as singularidades e limitações de cada um. O território é a base do trabalho, da residência, das trocas materiais, espirituais e da vida, sobre os quais ele influi.
Acreditamos, ainda, que a nossa forma de evangelizar se manifesta a partir dessas relações, considerando suas singularidades. Entre elas, a diversidade cultural, os cenários eclesiais, o pluralismo religioso, as vulnerabilidades socioeconômicas, os movimentos sociais e populares, bem como os modelos pastorais e de gestão da escola, que também são considerados nessa relação.
Nesse sentido, a Ação Pastoral vai muito além dos muros da escola, mobilizando iniciativas junto aos diferentes atores sociais que compõe o território. As ações se estendem na articulação em rede e na representatividade dos espaços de políticas públicas, considerando que a partir do Evangelho, reconhecemos a conexão íntima que existe entre evangelização e promoção da vida.

 CURRÍCULO EVANGELIZADOR

As Escolas do Marista Brasil evangelizam por sua própria natureza confessional, com um currículo escolar que reúne diversas atividades significativas. Nossos objetivos educacionais são permeados pela relação entre fé, cultura e vida.

Na Escola católica, currículo e Evangelho se encontram por meio da cultura, que, para ser educativa, deve inserir-se no contexto de vida do aluno. Dessa maneira, as diferentes disciplinas precisam apresentar não só um saber por adquirir, mas valores por assimilar e verdades por descobrir.

Concretizamos essa intenção a partir de uma proposta pedagógico-pastoral que permite a articulação de conteúdos, projetos e ações elaboradas de forma integrada. Os Elementos Inculturadores são conceitos-chave essenciais para a dinamização da ação evangelizadora. São eles: a dignidade humana, a educação emancipadora, a espiritualidade, a alteridade, a solidariedade socioambiental, a catequese, as infâncias e juventudes e os valores Maristas.

Ação Pastoral no
Marista Escolas Sociais

Vivência Eclesial

A relação com a Igreja local (Comunidade, Paróquia e Diocese) deve ser próxima, sendo entendida como uma parceira irrestrita para as Escolas Sociais.

Cabe à Pastoral da unidade favorecer o acesso à vida eclesial para as crianças, jovens, famílias e colaboradores, por meio de projetos e iniciativas adequadas para cada unidade, além do encaminhamento desses sujeitos à comunidade eclesial local, considerando o interesse e a adesão espontânea deles.

Celebrações

As celebrações promovem experiências da mística cristã e Marista por meio da convivência, partilha de vida, espiritualidade e missão compartilhada, envolvendo toda a Comunidade Educativa.

  • Páscoa: O Mistério Pascal de Cristo compõe o núcleo da fé cristã e o sentido fundamental da nossa espiritualidade. A cruz e o altar expressam a centralidade de Jesus Cristo na missão Marista.
  • Dia de Champagnat: Recordamos nosso fundador como modelo de vida e nos comprometemos a assumir o seu legado nas diversas atividades apostólicas que desenvolvemos.
  • Dia do Marista: No contexto vocacional, celebramos a escolha dos Irmãos Maristas por Jesus Cristo e a nossa participação na missão de evangelizar crianças e jovens orientados pelo jeito de Maria.
  • Natal: O Mistério da Encarnação é a realidade do Deus conosco, do Pai que envia o seu Filho para nos salvar. O presépio expressa a centralidade da encarnação na missão Marista.

Campanha da Fraternidade

A Campanha da Fraternidade é realizada todos os anos pela Igreja Católica, sob a coordenação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), tendo destaque no período da Quaresma. Os temas de cada campanha privilegiam o que está em pauta no campo socioeconômico, cultural e político do Brasil.

O objetivo é provocar debates e processos educativos que despertem na sociedade um senso de solidariedade e comunhão, para a solução das injustiças sociais.

Conheça o tema da Campanha da Fraternidade

Nas Escolas Maristas os temas das Campanhas da Fraternidade são integrados ao currículo escolar e evidenciados
 em projetos desenvolvidos com os diferentes públicos que compõe a comunidade educativa.

Pastoral Juvenil Marista

A Pastoral Juvenil Marista é o lugar privilegiado de amadurecimento da fé e da vivência comunitária para os adolescentes e jovens, ajudando-os a descobrir sua identidade e lugar no mundo.

Uma proposta de educação integral que convida seus participantes a agirem de maneira cada vez mais reflexiva, intencional, consciente, contextualizada e organizada, com o intuito de promover a renovação da Igreja e a transformação da sociedade, a partir das suas próprias realidades.

Imagem

Animação Vocacional e Projeto de Vida

No Marista Brasil a animação vocacional proporciona espaços de diálogo, troca de experiências, oração, questionamentos e partilhas, fundamentados nos princípios cristãos e essenciais para construção do projeto de vida.

As Escolas do Marista Brasil propõem o fortalecimento de ações que promovem a reflexão sobre as vocações na Igreja, ajudando os diversos atores a construírem e vivenciarem todas as etapas da proposta.

O incentivo é também para o compromisso com o carisma e a espiritualidade Marista, promovendo o serviço de animação vocacional em todas as unidades e a preparação de ambientes para iluminar e sustentar as opções de vida.

Imagem
Participação Social, Política e Eclesial

A Ação Pastoral dedica-se à educação para a solidariedade, apresentando-a como virtude cristã para toda a humanidade. Para isso, a Pastoral promove a formação de novas lideranças cristãs, além de favorecer o protagonismo social, político e eclesial, por meio de ações pastorais na Igreja e o exercício da cidadania em espaços de promoção e defesa dos direitos humanos. Respaldados e apoiados, nossos alunos poderão mostrar a sua voz, mobilizar forças e lutar pelo direito de viver com dignidade e esperança. Assim, integramos fé e política como dimensões essenciais da evangelização.

“Ser farol que orienta e promove a vivência dos valores do Evangelho, do jeito de Maria, contribuindo para a formação de cidadãos éticos e solidários para a transformação da sociedade, com foco nos direitos de crianças e jovens.” – Missão Marista

Newsletter

Fique por dentro de nossas novidades.

Preencha o formulário e descubra como fazemos a diferença na vida de milhares de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social

  • e-mail
  • Confirmar