Seu Imposto de Renda pode virar cultura para quem mais precisa

08/03/2022

O acesso à leitura ainda é uma barreira a ser superada na educação brasileira. Um problema que vai muito além das crianças, afetando grandes recortes da sociedade que não têm acesso às obras e acabam não desenvolvendo o hábito da leitura durante a vida.

Para encarar de frente esse desafio, a biblioteca é uma aliada poderosa. Assim, nasceu o Bibliotecarte, um projeto de revitalização das bibliotecas das Escolas Sociais que visa ampliar o seu alcance para que toda a comunidade no entorno das escolas tenha acesso à livros, cultura e arte.

Além dos títulos, as bibliotecas agora terão uma programação cultural gratuita, incluindo contação de histórias, entrevistas com escritores e rodas de leitura, divulgação de obras e conteúdos de estímulo à leitura. O projeto também prevê a ambientação estética das bibliotecas, com espaços de convivência e integração social. Tudo pensado para estimular a leitura não apenas dos alunos, mas também da comunidade em geral.

O projeto já beneficiou mais de 35 mil pessoas, indo muito além dos alunos das Escolas Sociais. São 8 bibliotecas espalhadas por 7 cidades em 3 estados diferentes, atendendo crianças, jovens e adultos em vulnerabilidade social.

Tudo isso é possível graças a campanhas de doação, como o Imposto de Renda Solidário. Com apenas 3% do imposto de renda doado, é possível fazer 100% de diferença na vida de comunidades inteiras, como vimos com o Bibliotecarte.

Você pode fazer sua parte nessa aula de futuro que é apoiar a educação. Basta acessar impostosolidario.org.br e seguir um passo a passo muito simples na hora de declarar o seu imposto de renda.

Que tal transformar a sua doação em muitas? Compartilhe com amigos e familiares essa ideia. Cada 3% deixa as crianças mais perto de um futuro melhor.