Doações via Lei Federal de Incentivo ao Esporte têm beneficiado crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social
Mais qualidade de vida, aprendizado sobre convívio social e respeito às diferenças dentro e fora da sala de aula, estão entre os benefícios da prática esportiva na vida dos estudantes do Marista Escola Social Santa Mônica. No último ano, 62 crianças e jovens do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio representaram a escola nos “Jogos de Primavera”, em Ponta Grossa (PR), nas modalidades de atletismo, voleibol, vôlei de areia, tênis de mesa, futsal e xadrez.
A competição envolveu outros atletas e escolas do município e aconteceu em diferentes locais da cidade, como o parque ambiental, a arena multiuso e a pista de atletismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Os estudantes do Marista Escola Social Santa Mônica conquistaram duas medalhas no atletismo, sendo uma de ouro e outra de prata, resultado idêntico ao alcançado no tênis
de mesa.
A diretora do Marista Escola Social Santa Mônica, Daniela Aparecida Nascimento, explica que a participação dos estudantes na competição foi possível graças ao projeto Esporte é para Todos, que recebe recursos financeiros da Lei Federal de Incentivo ao Esporte.
“O projeto é valioso, pois favorece e garante o acesso ao esporte. Com isso, conseguimos viabilizar os treinamentos semanais em cada uma das modalidades e os estudantes tiveram condições de participar dos Jogos de Primavera, competindo e conquistando medalhas”, destacou Daniela.
Novidades
Em 2023, passou a vigorar uma mudança na Lei Federal de Incentivo ao Esporte. Foi elevando para 2% o valor do imposto de renda devido das empresas que declaram pelo lucro real. Anteriormente, a doação era de até 1% do IRPJ. Com isso, as empresas passam a ter uma cota de até 8%, divididos entre as leis da Cultura (4%), Esporte (2%), Fundo da Infância e Adolescência (1%) e Idoso (1%). O valor anterior era de apenas até 7%.
“O benefício em ser um parceiro social é promover projetos culturais, sociais que tragam impacto positivo nas regiões em que estão inseridos. O processo é feito com total transparência, a partir do destino do recurso por meio da renúncia fiscal. Isso demonstra o posicionamento do Marista Escolas Sociais em projetos de relevância para sociedade, agregando visibilidade às empresas que têm como missão valores preocupados com o bem-estar”, compartilha a assessora de Diretoria do BRDE, Edna Maria.
Confira o depoimento dos estudantes do Marista Escola Social Santa Mônica que participara dos Jogos de Primavera:
“Eu gostei muito da minha primeira vez nos jogos. Consegui ajudar os meus companheiros no time e a escola. Eu adorei ter essa oportunidade, pois foi uma experiência muito boa. Espero poder participar de novo”, Pedro Augusto Bueno De Oliveira, 8° ano – Projeto de Futsal.
“Foi uma experiência incrível voltar a competir, ainda mais ganhando medalhas. Queria muito poder competir mais vezes!”, Pedro Henrique de Andrade e Silva, 1ºA Ensino Médio – Projeto de Atletismo.
“Foi uma experiência muito boa, poder competir pela escola juntamente com meus colegas e os professores, dando bastante risadas e brincando para acalmar um pouco do nervosismo na hora. Chegando ao fim, fico feliz por poder ter competido e levado um troféu antes de sair, porém triste por ser o meu último ano, mas faz parte e foi um momento inesquecível!”, Fernando de Matos dos Santos, 3° B Ensino Médio – Projeto de Tênis de Mesa, Ensino Médio.