Com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, projeto realiza oficinas desenvolvendo a criatividade artística das crianças com abordagem voltada ao meio ambiente
O ReciclArte em Cena traduz o compromisso assumido pelo Marista Escola Social Ecológica, localizado em Almirante Tamandaré (PR), com a transformação social e o meio ambiente. O projeto impactará mais de 800 crianças e adolescentes de escolas públicas do município e reúne 47 educandos do 6º até o 9º do Marista Escola Social Ecológica, que produzem e apresentam uma peça teatral com objetivo de potencializar a educação socioambiental para assumirem o protagonismo na conscientização dentro da escola e no território sobre as questões de sustentabilidade.
“A peça foi um processo de criação coletiva entre os educandos, que foram mediados pelos educadores. Nesse momento estamos no processo de ensaio do espetáculo, que está previsto para estrear no dia 15 setembro. A próxima etapa é a confecção do cenário e figurino, que será mediado por um profissional da área e os materiais reciclados serão arrecadados pelos educandos das duas oficinas, que acontecem nas quintas, pela manhã, e nas sextas-feiras, no período da tarde”, contextualiza a coordenadora pedagógica da escola, Naara Juliane Mellem.
Segundo o professor Gilmar Magalhães, o ReciclArte cria oportunidades para o desenvolvimento dos jovens. “Nossa proposta é que o ReciclArte em Cena seja algo em que os alunos se divirtam. O processo deve ser o resultado e não somente o produto final. A gente quer que esse processo seja significativo para as crianças. Para que eles estejam engajados de uma forma positiva e que se tornem protagonista no processo”, explica Magalhães.
Educando do 9º ano, Erick tem 14 anos e participa do ReciclArte em Cena. A experiência tem contribuído para pensar sua profissão, pois pretende seguir carreira artística. “O que eu mais gosto são as apresentações durante as aulas, porque são várias pessoas fazendo o mesmo número diferente e a gente adora ver isso. Ao saber do ReciclArte, fiquei bem feliz. Já fazia teatro antes e fui correndo participar. Estamos trabalhando exercícios e atividades pra identificar o potencial de cada e depois vamos montar o espetáculo. Gosto muito de artes, de expressão, de teatro, e está sendo muito legal, quase surreal. Estou amando!”, disse Erik.
Sonhos possíveis
As 24 oficinas realizadas no ReciclArte em Cena recebem investimento via Lei Federal de Incentivo à Cultura, que contou com o patrocínio das empresas como a INPEK, TERRA RICA, CIA CIMENTOS ITAMBÉ e UNIMED CASCAVEL.
Os recursos financeiros permitem às crianças o contato com a prática criativa e a oportunidade de experimentar os diversos papeis envolvidos na criação de um espetáculo, desde a preparação dos cenários, direção teatral, atuação, entre outros.
Ao final das oficinas, a apresentação será aberta ao público, envolvendo mais de 800 crianças e adolescentes de escolas públicas do município no qual o Marista Escola Social Ecológica está presente.
Para saber como sua empresa pode apoiar projetos do Marista Escolas Sociais como esse, acesse: https://maristaescolassociais.org.br/conheca-nossos-projetos/#projetos-incentivados-em-captacao.