Saiba como os recursos são aplicados pelas escolas na promoção da educação para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social
Em São Paulo, o Marista Escola Social Irmão Justino atende 376 crianças e jovens entre zero e 15 anos, em situação de vulnerabilidade social, por meio da oferta da Educação Infantil em período integral e do Conviver Marista com projetos no contraturno escolar voltados para aprendizagens criativas e letramento com metodologias inovadoras.
A preservação dos recursos naturais e a sustentabilidade ambiental são temas que fazem parte da proposta educativa Marista, dada a importância de debater sobre essas questões desde a primeira infância. As reflexões envolvem, por exemplo, a segurança alimentar e a importância da alimentação saudável para o desenvolvimento humano integral.
Desde 2023, o tema da Campanha da Fraternidade – “Fraternidade e Fome” vem iluminando o Projeto Horta Escolar, que se tornou um rico espaço de aprendizagem para educadores, estudantes e suas famílias. As hortaliças, legumes, temperos e ervas aromáticas plantados e colhidos com participação dos estudantes compõem o cardápio da escola.
A horta da Escola foi revitalizada e sua reinauguração oficial aconteceu no início de dezembro de 2023 durante a Mostra Cultural, sendo resultado de muita mão na massa e olhares atentos a cada detalhe.
E para que fosse possível acontecer essa melhoria, o projeto contou com o investimento da empresa Archer Daniel Midland, que possibilitou a construção de um modelo de horta estufa que auxilia na temperatura e germinação das sementes. Além de se tornar um símbolo importante de conscientização ambiental para os estudantes, o espaço de cultivo irá fornecer alimento à escola. Um espaço que é de todos com benefícios para todos. Atualmente a horta é referência para outras Escolas Sociais Maristas e para escolas do entorno, com sua simplicidade e beleza é muito querida e protegida por toda comunidade educativa do Marista Escola Social Ir. Justino.
Quer impulsionar o futuro da educação junto as Escolas Sociais Maristas? Clique aqui e saiba mais!