Marista Escolas Sociais

Imposto Solidário

Projeto Hortas Escolares promove ensino ecológico em cinco escolas do Marista Escolas Sociais no Estado de São Paulo

Projeto Hortas Escolares promove ensino ecológico em cinco escolas do Marista Escolas Sociais no Estado de São Paulo

Ações fazem parte da formação integral ofertada aos estudantes e são viabilizadas com recurso de investimentos  

Ao longo de 2023, o Projeto Hortas Escolares desenvolveu ações e experiências relacionadas com o meio ambiente, alimentação saudável, conceito de agricultura, cuidado e gestão de hortas, no Marista Escola Social Lar Feliz (Santos-SP), Marista Escola Social Robru (São Paulo-SP), Marista Escola Social Ir. Justino (São Paulo-SP), Marista Escola Social Ir. Rui (Ribeirão Preto-SP) e Marista Escola Social Ir. Lourenço (São Paulo-SP). 

No total, foram mais de 1,3 mil pessoas impactadas diretamente pelo projeto, somando as cinco escolas. E mais de 700 educandos, parceiros e voluntários estiveram presentes nos eventos e oficinas ligados à temática das hortas escolares, alimentação saudável e meio ambiente.   

Para garantir o sucesso do Projeto, o Marista Escolas Sociais contou com o investimento social privado da Archer Daniels Midland (ADM), empresa líder global em nutrição*, atendendo todas as necessidades do mercado mundial. A empresa foi fundada em 1902, está presente em 200 países com mais de 38 mil colaboradores.

Alguns exemplos das atividades que foram desenvolvidas em 2023:   

  • Marista Escola Social Ir. Justino (São Paulo-SP): A escola recebeu o Título de “Atitude Cidadã”, fornecido pelo Instituto Lixo Zero Brasil, em reconhecimento à promoção de iniciativas sustentáveis e de lixo zero no território.
  • Marista Escola Social Robru (São Paulo-SP): As famílias foram impactadas indiretamente, pois os relatos das crianças ultrapassam os muros da escola e contagiam todos.  
  • Marista Escola Social Ir. Rui (Ribeirão Preto-SP): Apresentações na Jornada Científica de trabalhos sobre alimentação sustentável, uma exposição da pirâmide alimentar no refeitório aberta para visitações espontâneas.  
  • Marista Escola Social Lar Feliz (Santos-SP): Foram realizadas três formações com a equipe pedagógica sobre Educação ambiental / Borboletário; Cuidados terapêuticos com plantas através da pintura em aquarela; Compostagem de alimentos e reciclagem ecopedagógica de resíduos sólidos.  
  • Marista Escola Social Ir. Lourenço (São Paulo-SP): Doação de alimentos para a ONG Vila em Progresso não apenas reduziu o desperdício de alimentos da horta, mas também promoveu a conscientização sobre a importância da solidariedade e da responsabilidade social entre os estudantes.  

A partir dos resultados alcançados em 1o anos do projeto, a ADM decidiu ampliar os investimentos e reinvestir numa nova etapa do projeto em 2024. Com isso, as escolas vão ter a oportunidade de promover ainda mais atividades e fomentar o ensino ecológico às crianças e jovens.

Clique aqui e saiba como sua empresa pode apoiar projetos do Marista Escolas Sociais 

Leia também

Ir para o Blog