Marista Escolas Sociais

Imposto Solidário

Projeto “Eu Criança Líder Mirim”: Escola Marista Santa Marta forma lideranças comunitárias

14/01/2025

Voltar

Em Santa Maria (RS), estudantes são incentivados a desenvolverem habilidades de liderança para impactar positivamente o território 

A Escola Marista Santa Marta, localizada no bairro Nova Santa Marta, em Santa Maria (RS), mobilizou 120 estudantes do 4º ano dos Anos Iniciais com objetivo de incentivar a liderança comunitária. Por meio do projeto “Eu Criança Líder Mirim”, a escola busca fortalecer as lideranças locais e promover o protagonismo social entre crianças de 9 a 11 anos.  

Como nasceu o projeto? 

A ideia do projeto nasceu durante a Jornada Pedagógica Pastoral, momento em que os colaboradores da escola visitam o bairro para “compreenderem e se conectarem com a realidade social dos estudantes. Essa imersão revelou a urgência de fomentar o interesse pela participação comunitária, diante da fragilidade das lideranças locais. 

“Penso que foi muito importante para os nossos estudantes. O projeto foi desenvolvido de forma leve e todos os objetivos estavam alinhados com o nosso contexto de comunidade. Os estudantes sentiram-se valorizados e protagonistas desse projeto, e isso, para nós, enquanto educadores, é muito gratificante”, destacou a professora do 4º ano, Sandra Cardozo. 

Resultados e atividades que inspiram 

Ao longo de dois semestres, os estudantes participaram de uma série de atividades que uniram prática e reflexão. Entre os destaques: 

  • Educação no trânsito: panfletagem para conscientização; 
  • Teatro: peça sobre diferentes tipos de liderança; 
  • Mesa redonda: análise de dados sobre os principais problemas do bairro; 
  • Participação em eventos: Festival Internacional de Cinema Estudantil (Cinest),  “no qual o projeto foi premiado; Jornada Acadêmica Mirim da Universidade Federal de Santa Maria; e tribuna livre na Câmara de Vereadores. 

Além disso, os estudantes receberam certificados de atuação, reforçando seu papel como líderes mirins. “Para mim foi muito importante, recebemos até certificado!   “Nós fomos muito valorizados. O tema foi muito bom, pois afeta nosso futuro, no nosso possível trabalho, onde a gente precise liderar como chefe”, compartilhou o estudante do 4º ano, Oliver Gonçalves dos Santos. 

Reconhecimento e impacto 

O projeto ganhou o Prêmio Educador Inovador Marista Brasil – Regional Porto Alegre (saiba mais), reconhecendo a inovação pedagógica e o impacto social da iniciativa. Mais do que um prêmio, esse reconhecimento fortaleceu a autoestima dos estudantes e professores, além de dar visibilidade ao trabalho significativo realizado pela escola, que atende diariamente mais de 1 mil crianças e adolescentes. 

A Escola Marista Santa Marta segue reafirmando seu compromisso com uma educação que transforma, preparando jovens para liderarem suas comunidades e construírem um futuro mais justo e solidário. 

Leia também

Ir para o Blog