Marista Escolas Sociais

Imposto Solidário

Projeto Biblioteca para Todos promove melhorias e fomenta arte e literatura nas Escolas e Colégios Sociais Maristas 

14/03/2025

Voltar

Confira o andamento e expectativas do projeto para este ano nos espaços escolares 

Em 2025, as bibliotecas de 11 Escolas e Colégios Sociais Maristas localizados nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul vão passar por melhorias estruturais. As reformas e adequações serão possíveis por meio do projeto Biblioteca para Todos, realizado via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). 

No final do ano passado, as primeiras obras de modernização estrutural foram iniciadas no Marista Escola Social Lucia Mayvorne (Florianópolis-SC) e no Marista Escola Social Irmão Rui (Ribeirão Preto-SP).   

A conclusão das obras aconteceu em janeiro e o projeto executivo foi de responsabilidade da arquiteta Letícia Nardi, do escritório Inspire-C Arquitetura, Urbanismo e Patrimônio Histórico. As principais intervenções propostas são: substituição de forro, instalações de novas janelas e portas de vidro temperado, revisão elétrica e de telhado, pintura e construção de rampa de acessibilidade. 

No final de fevereiro, junto à Letícia, iniciou-se a atualização do projeto executivo da obra da biblioteca da Marista Escola Social Irmão Acácio (Londrina-PR). A obra já está em orçamentação e deve ser realizada ainda neste primeiro semestre, com previsão inicial para o mês de maio. 

Além das reformas, o Marista Escola Social Irmão Acácio (Londrina-PR), Marista Escola Social Irmão Lourenço (São Paulo-SP), Marista Escola Social Irmão Rui (Ribeirão Preto-SP), Marista Escola Social Lucia Mayvorne (Florianópolis-SC) e Marista Escola Social São José (São José-SC) receberam a primeira leva de livros.  

Essa primeira leva não corresponde ao total do investimento, que é de R$ 40 mil para a compra de, no mínimo, 500 livros para cada escola, e a partir do saldo remanescente será realizada a aquisição de uma segunda leva, que chegará nas unidades até a primeira quinzena de abril.  

As unidades ainda realizaram a compra de equipamentos de informática e dos materiais de apoio pedagógico, que representam um investimento de R$ 18 mil por escola.  

Outra atualização foi que o Marista Escola Social Irmão Acácio (Londrina-PR), Marista Escola Social Irmão Lourenço (São Paulo-SP), Marista Escola Social Irmão Rui (Ribeirão Preto-SP), Marista Escola Social Lucia Mayvorne (Florianópolis-SC) já receberam os mediadores de leitura. E a unidade São José está em contratação, com expectativa de iniciar as atividades em abril. 

“Receber investimento por meio do projeto Biblioteca para Todos em nossa escola representa mais um capítulo importante no compromisso que assumimos diariamente com o direito de nossos estudantes à aprendizagem, ao acesso à experiência da leitura e ao universo literário. Um espaço adequado, acolhedor e bem estruturado é fundamental para a realização dos nossos projetos e para a oferta de uma educação de qualidade”, destaca a diretora do Marista Escola Social Lucia Mayvone, Fraya da Cunha. 

Este projeto só é possível graças aos investimentos das empresas PACCAR Financial, DAF Caminhões, Kaefer Group, Solabia, Grupo Fertipar, OnPetro, Nórdica Veículos, FTD Educação, Cimento Itambé, BRDE, Ferragens Negrão, Credipar, CEABS Serviços, Inpek, Kapazi, Gemu Brasil, Unimed Paraná, Grupo Focus, Gelopar, Giassi Supermercados e Grupo Focus.

No Marista Escola Social Irmão Rui, a bibliotecária Gabriela Pedrão celebra a revitalização do espaço com a expectativa de maior engajamento dos estudantes. As mudanças estruturais da biblioteca são importantes para que o espaço fique mais atrativo. É importante lembrar que esse é um espaço de liberdade e acolhimento, logo, essas mudanças são intimamente conectadas a como gostaríamos de receber nossa comunidade escolar.   O novo acervo que será possibilitado com esse financiamento foi escolhido com base no nosso objetivo de incentivar a leitura. E a contratação de uma pessoa mediadora de leitura vem sendo muito aguardada para acompanhar nossas atividades, principalmente com as crianças. A expectativa é que seja possível melhor ainda mais nossos atendimentos e discussões”, contextualiza Gabriela. 

Leia também

Ir para o Blog