Marista Escolas Sociais

Saiba mais Imposto Solidário

Parceria entre instituições e empresa transformam vidas e levam saúde às crianças do Marista Escola Social Cascavel

27/02/2023

Voltar

Projeto Visão do Futuro uniu o Marista Escola Social Cascavel, Colégio Marista Cascavel, Rotary e a Chilli Beans no apoio ao desenvolvimento cognitivo dos estudantes  

Segundo estimativas do Conselho de Oftalmologia do Brasil (CBO), a cegueira afeta 39 milhões de pessoas em todo o mundo e 246 milhões sofrem de perda moderada ou severa da visão. Na sala de aula, a dificuldade de enxergar pode interferir na leitura, escrita e no desenvolvimento cognitivo do estudante. O Marista Escola Social Cascavel participou do projeto Visão de Futuro, idealizado pelo Rotary Club Cascavel Paz, que busca contribuir na melhoria do processo educacional de crianças e adolescentes, promovendo suporte na prevenção e/ou acompanhamento da evolução de distúrbios ocasionados por problemas de visão. 

A parceria se tornou possível por intermédio do coordenador de pastoral do Colégio Marista Cascavel, Ir. Nathan da Costa, que conhecendo representantes do Rotary indicou o Marista Escola Social Cascavel como potencial participante. A escola está localizada em um dos bairros de maior concentração populacional de Cascavel (PR), o Periolo, sendo mais de 4,6 mil habitantes por km² e uma área de grande vulnerabilidade social e focos de pobreza.

O projeto Visão de Futuro é voltado às escolas públicas e viabilizou o atendimento de 325 estudantes do Marista Escola Social Cascavel. Desse total, 37 crianças e adolescentes apresentaram baixa visão durante a consulta de verificação da acuidade visual e, posteriormente, receberam a doação de óculos pela empresa Chilli Beans. 

“Para nossa escola foi uma ação de impacto direto, pois muitas crianças estavam com grau elevado de baixa visão e com prejuízos na qualidade de vida e processo de aprendizagem”, relata o diretor do Marista Escola Social Cascavel, Marco Aurélio Ghislandi.  

A coordenadora do projeto Visão de Futuro do Rotary Club Cascavel- Paz, Solange Machado, comentou que essa é uma iniciativa permanente e atende anualmente mais de 1,8 mil estudantes, entre os quais, 400 a 500 passaram a utilizar óculos e seguem sendo acompanhados. 

O estudante da 2ª série do Ensino Médio do Marista Escola Social Cascavel, Maikon, partilhou a satisfação em participar dessa ação: 

E o estudante do 4º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, Kauan, relatou sua felicidade por conseguir enxergar melhor: 

Leia também

Ir para o Blog