Marista Escolas Sociais

Saiba mais Imposto Solidário

Parceria entre Impextraco e Marista Escola Social Ecológica fortalece habilidades de leitura e comunicação entre os alunos

19/11/2024

Voltar

Empresa apoiou o projeto Experimentando Histórias, uma iniciativa aprovada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura 

O Marista Escola Social Ecológica, localizado em Almirante Tamandaré (PR), impactou positivamente a vida de mais de 80 alunos, oferecendo uma experiência transformadora por meio de oficinas com o projeto Experimentando Histórias. 

Ao longo do projeto, os alunos participaram de atividades que não apenas estimularam o gosto pela leitura, mas também aprimoraram suas habilidades de comunicação, essenciais para enfrentar os desafios do mundo atual. Além disso, por meio do projeto, foi possível ampliar o acervo bibliográfico e qualificar os equipamentos, proporcionando uma experiência ainda mais rica para os alunos. 

A Impextraco foi uma das empresas parceiras do projeto. Segundo o responsável pela Gerência Administrativa e de Recursos Humanos, Gilberto Zanetti Dias, investir no Experimentando Histórias vai ao encontro da crença compartilhada de que o fortalecimento da comunidade começa pela educação. 

“Desde que a Impextraco iniciou suas atividades no Brasil, reconhecemos a importância de fortalecer a comunidade ao nosso redor. Acreditamos que, por meio da educação, podemos oferecer às crianças e adolescentes oportunidades de um futuro promissor. Encontramos nas Escolas Sociais Maristas o parceiro ideal para tornar esse propósito uma realidade”, comenta Zanetti. 

E ainda destacou como a cultura tem importância nessa construção: “o estímulo à leitura e ao acesso à cultura são instrumentos poderosos para transformar a vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Através de projetos como o ‘Experimentando Histórias’, eles têm a oportunidade de expandir seus horizontes, desenvolver habilidades cognitivas e emocionais, e adquirir conhecimentos que os ajudarão a enfrentar os desafios da vida. Livros podem proporcionar uma fuga temporária das dificuldades diárias, inspirando sonhos e ambições. Participar de atividades culturais, como teatro, música e artes visuais, pode despertar talentos, fortalecer a autoestima e promover um senso de pertencimento e identidade”, observa Zanetti. 

A Impextraco é uma empresa dedicada ao fornecimento de soluções e aditivos para a nutrição animal, comprometida com o desenvolvimento sustentável e com o apoio a projetos que promovam educação e bem-estar social. Desde sua chegada ao Brasil, a Impextraco vem fortalecendo laços com a comunidade e investindo em iniciativas que contribuem para um futuro mais digno para crianças e adolescentes. 

Conexões além da escola 

O sucesso das oficinas resultou em nove apresentações especiais. A primeira foi realizada na própria unidade do Marista Escola Social Ecológica, em que os alunos puderam demonstrar tudo o que aprenderam.  Outras apresentações foram realizadas na Escola Ignácio Lipski e Bortolo Lovato, em Almirante Tamandaré, levando a magia das histórias para mais alunos da região. 

Os alunos, que confeccionaram o cenário e escolheram as histórias, apresentaram três contos simultaneamente, proporcionando uma experiência rica, diversificada e divertida para o público. Os livros “O sapato falador” (Gloria Kirinus), “A grande fábrica de palavras” (Agnès de Lestrade) e “O menino que florescia” (Jen Wojtowicz) foram os protagonistas dessas apresentações, que contaram com a participação ativa do público, promovendo momentos de alegria e aprendizado. 

Confira o resultado final do projeto “Experimentando Histórias” no vídeo a seguir: 

Leia também

Ir para o Blog