Proposta faz parte de uma aprendizagem solidária e de mobilização climática, no ambiente escolar, para o desenvolvimento da cidadania das crianças e dos jovens
Os Colégios e Escolas Sociais Maristas estão desenvolvendo ações concretas voltadas para o enfrentamento da emergência climática, motivados pelo Observatório Marista do Clima.
O Observatório surgiu como uma resposta aos desafios contemporâneos, promovendo a cidadania planetária entre os estudantes e fortalecendo o protagonismo juvenil na busca por soluções sustentáveis.
O projeto foi inspirado pela Encíclica Laudato Si do Papa Francisco, bem como, nos climasus princípios da educação socioambiental. E é promovido pela Diretoria entre as açõese Socioeducacional e Evangelização do Marista Brasil, por meio das gerências de IMV e Socioeducacional.
Além de impulsionar práticas locais, o Observatório conta com etapas estratégicas como a realização das Simulações Locais da COP – Conferência das Partes do Comitê sobre Mudanças Climáticas das Nações Unidas –, conferências regionais e a Conferência Nacional, que reunirá estudantes como delegados de todo o Brasil em paralelo à COP30, que será realizada em Belém do Pará neste ano.
Confira a seguir algumas das ações dos Colégios e Escolas Sociais Maristas pela sustentabilidade
Marista Escola Social Ir. Lourenço
No dia 29 de março, estudantes e colaboradores do Marista Escola Social Ir. Lourenço se reuniram para um momento especial de diálogo e construção coletiva durante o Fórum de Estudantes.
Na ocasião, foram debatidas melhorias para a escola. Além disso, foram apresentados os espaços de participação estudantil: Representantes de Sala, Embaixadores Maristas para Educação Antirracista e o Observatório Marista do Clima.
Nesse contexto, no último mês de abril, a escola realizou a nomeação dos membros observadores — estudantes e educadores que acompanharão as ações climáticas na escola e representarão nossa comunidade em encontros com outras escolas do Brasil.
Marista Escola Social Ecológica
O Marista Escola Social Ecológica avançou do nível 1 para o 3 do selo Escolas pelo Clima.
O reconhecimento reforça o compromisso da escola com a sustentabilidade, a educação climática e o protagonismo dos estudantes na construção de um mundo melhor.
Clique aqui e acompanhe a celebração dos estudantes sobre essa conquista.
Em Santa Maria (RS), a Escola Marista Santa Marta realizou a abertura da Campanha da Fraternidade 2025 com um dia de amor e cuidado à natureza, reforçando o tema deste ano, que é a Ecologia Integral.
A ação foi realizada com estudantes e os animadores da Pastoral Juvenil Marista da escola em confraternização com outros públicos da cidade, contando com a participação do Arcebispo Dom Leomar Brustolin, que explanou sobre a importância do tema e conduziu o plantio de flores simbolizando o cuidado com a Casa Comum.