Marista Escolas Sociais

Saiba mais Imposto Solidário

“O que você acha que os seus educadores deveriam aprender?” 

19/12/2023

Voltar

Conheça o projeto Escola Invertida, que buscou enxergar o ambiente escolar a partir do olhar dos educandos 

Durante o segundo semestre de 2023, as escolas Colégio Marista Champagnat Ribeirão (Ribeirão Preto-SP), Marista Escola Social Ir. Lourenço (São Paulo-SP), Marista Escola Social Santa Mônica (Ponta Grossa-PR), Marista Escola Social Santa Marta (Santa Maria-RS), Colégio Marista São Luís (Santa Cruz do Sul-RS) e Marista Escola Social Ecológica (Almirante Tamandaré-PR) participaram do projeto Escola Invertida.  

Abrindo caminho para a escuta, essa foi uma ação formativa, na qual os estudantes disseram o que o educador deveria saber. Assim foi criado um dia de formação em que os educandos deram aula, invertendo a experiência de aprendizado. 

A pergunta norteadora foi: “o que você acha que os seus educadores deveriam aprender?”. A questão trouxe uma visão importante, pois, diante da urgência na transformação do modelo escolar e da educação, é necessário que os principais envolvidos no processo sejam ouvidos, ou seja, educandos e educadores. 

Confira os relatos dessa experiência 

“A possibilidade de intercâmbio profissional entre as equipes de São Luís e Santa Marta enriqueceu significativamente a experiência”. (Colégio Marista São Luís) 

“Ver os estudantes assumindo a responsabilidade pela organização das aulas e pelo seu próprio aprendizado foi incrivelmente gratificante. Isso cria uma dinâmica mais interativa e centrada no educando. Foi uma oportunidade de olhar para o futuro e repensar nossas estratégias”. (Marista Escola Social Ecológica) 

“A participação dos estudantes foi bem elaborada pela equipe. Percebi que todos tinham vontade de ministrar as aulas, se mostrando engajados no projeto, desde o diagnóstico e planejamento até a execução no dia da proposta”. (Marista Escola Social Santa Mônica) 

Clique aqui e assista à repercussão da Escola Invertida 

Leia também

Ir para o Blog