Jovens educandos realizaram atividades e promovem melhorias em cinco comunidades em situação de vulnerabilidade social
Há mais de 15 anos, os jovens do Ensino Médio de escolas e colégios Maristas participam da Missão Solidária Marista e trocam os momentos de férias por ações de voluntariado em comunidades em situação de vulnerabilidade social. Em 2023, cerca de 400 voluntários participaram das ações no Marista Escola Social Ir Henri (Fazenda Rio Grande-PR), Marista Escola Social Ir Acácio (Londrina-PR), Marista Escola Social Santa Mônica (Ponta Grossa-PR), Marista Escola Social Ir. Walmir (Criciúma-SC) e no Marista Escola Social Ir Lourenço (São Paulo-SP).
A Missão Solidária aconteceu entre os dias 12 e 23 de julho, reunindo alunos dos Colégios Maristas, do Marista Escolas Sociais e das Escolas Champagnat que juntos desenvolveram uma série de atividades e gestos concretos de melhoria na infraestrutura comunitária, além de visitas solidárias, oficinas educativas e lúdicas com crianças e jovens, entre outras.
Para o coordenador do projeto, Matheus Henrique Alves, a ação incentiva a solidariedade entre os jovens. “A união de toda a comunidade escolar impulsiona o voluntariado. Os alunos realizam um intercâmbio de experiências que são fomentadas ao longo do ano por meio de diversas ações. Eles colocam seus dons a serviço do próximo”, compartilha.
Confira a Missão Solidária em cada comunidade
Marista Escola Social Ir Henri (Fazenda Rio Grande-PR)
Participação de aproximadamente 60 jovens em ação no Marista Escola Social Ir. Henri. O gesto concreto foi a criação de uma horta comunitária e pintura de duas salas de atendimento no espaço do CRAS.
Marista Escola Social Ir Acácio (Londrina-PR)
Participação de aproximadamente 80 pessoas vindas das cidades de Curitiba (PR), Londrina (PR), Itapejara D’Oeste (PR), Cascavel (PR), Presidente Prudente (SP) e Dourados (MS). O gesto concreto foi a pintura e arte do muro do Marista Escola Social Ir. Acácio e a contribuição na revitalização de uma horta da comunidade.
Marista Escola Social Santa Mônica (Ponta Grossa-PR)
Participação de aproximadamente 80 jovens que realizaram o plantio de árvores no bairro Jardim Carvalho, e a criação de uma horta em uma escola municipal e no Marista Escola Social Santa Mônica.
Marista Escola Social Ir. Walmir (Criciúma-SC)
Participação de aproximadamente 40 jovens para criação da horta comunitária no Marista Escola Social Ir. Walmir, revitalização dos espaços do Projeto Nunca pare de Sonhar da comunidade e festa com as famílias atendidas por este projeto.
Clique nos links a seguir para assistir os registros das ações realizadas: vídeo 1, vídeo 2 e vídeo 3.
Marista Escola Social Ir Lourenço (São Paulo)
Participação de aproximadamente 70 alunos na ação realizada no bairro Vila Progresso, na Zona Leste da capital paulista. O gesto concreto foi a revitalização do espaço da ‘ONG Vila em Progresso’, além da oferta de atividades às crianças, adolescentes e jovens no período das férias.