Marista Escolas Sociais

Saiba mais Imposto Solidário

Marista Escolas Sociais desenvolve Projeto de Intervenção Social (PIS)

10/11/2023

Voltar

PIS une conhecimento à prática e incentiva o protagonismo das crianças das turmas dos Anos Iniciais 

O Projeto de Intervenção Social (PIS) é um espaço no qual os educandos dos Anos Iniciais do Marista Escolas Sociais, das Escolas Champagnat e dos Colégios Maristas, podem exercer sua autoria e criatividade. Isso acontece por meio do desenvolvimento de projetos que trazem problematizações, investigações, reflexões e intervenções na realidade, sejam elas no âmbito do ambiente escolar, da comunidade, da família e dos próprios estudantes.   

Para isso, os educadores desenvolvem mediações pedagógicas a fim de promover o protagonismo das crianças, contribuindo para uma formação integral e fortalecendo a identidade e a proposta educativa dos Anos Iniciais.  Esse ano foram desenvolvidos 521 projetos, envolvendo mais de 12 mil crianças, partilhados durante o período de 23 a 27 de outubro, envolvendo diversas unidades de várias regiões do Brasil. 

O Fórum é o momento de abertura desse período em que acontecem trocas entre turmas de diferentes escolas, ainda que que nem todas participam, sãos apresentados os projetos desenvolvidos ao longo da semana. As escolas anfitriãs dessa edição foram o Marista Escola Social Santa Mônica (Ponta Grossa-PR) e Colégio Marista Frei Rogério (Joaçaba-SC). A coordenadora pedagógica do Marista Escola Social Santa Mônica, Janaína Moretti, comenta sobre essa experiência. 

“Participar do Fórum como uma das escolas anfitriãs foi uma experiência incrível, muito rica e potente! Os educandos que participaram do GT para a abertura do Fórum fizeram tudo com muita dedicação. Para mim, como coordenadora pedagógica do segmento e, na busca constante junto às educadoras pelo desenvolvimento do protagonismo, da autonomia, e da expressão dos nossos educandos, assistir dos bastidores e acompanhar o resultado final, foi algo que me deixou muito feliz e orgulhosa”, conta Janaína. 

A educadora Jacqueline de Mattos e a educanda Gabriella Ferreira do Marista Escola Social Santa Mônica também comentam as trocas: 

 “Foi uma alegria muito grande participar do evento porque o tema do PIS foi desenvolvido a partir das aulas realizadas em sala. Então, as crianças puderam desenvolver as investigações de forma concreta, compreendendo e elaborando suas reflexões. Percebi que as crianças os meus alunos também gostaram muito de participar e o projeto tem tudo a ver com a vivência deles do dia a dia”, destaca a educadora, Jacqueline. 

“Eu gostei muito de participar do Fórum PIS porque fizemos várias atividades legais. Fiquei muito feliz com o resultado da live. Na troca com a outra escola, pude contar para eles um pouquinho do nosso projeto e eles também trouxeram partilhas sobre os seus projetos que ficaram muito legais”, relata a educanda do 4º ano B, Gabriella. 

O Marista Escolas Sociais participou do PIS sendo representado ainda por: Marista Escola Social Cascavel (Cascavel-PR), Marista Escola Social Ir. Henri (Fazenda Rio Grande-PR), Marista Escola Social São José (São José-SC), Marista Escola Social Ir. Rui, Marista Escola Social Lucia Mayvorne e Marista Escola Social Santa Mônica (Ponta Grossa-PR). 

Leia também

Ir para o Blog