Reforma traz modernização e melhora espaço para estudantes na capital catarinense
O Marista Escola Social Lúcia Mayvorne, localizado em Florianópolis (SC), passou por uma transformação significativa. Nos últimos meses, uma grande reforma ampliou e modernizou os espaços da escola, promovendo adequações estruturais que possibilitaram a criação de um ambiente ainda mais acolhedor e adequado para o atendimento de mais de 500 estudantes em situação de vulnerabilidade social, com idades entre seis e 17 anos.
Ao longo de 2023, alguns dos espaços foram adaptados temporariamente para possibilitar a reforma e dar continuidade às aulas. Assim, a biblioteca, a Sala de Criação e o auditório foram convertidos em salas de aula, exigindo flexibilidade dos estudantes e educadores.
Neste mês de julho, as novas instalações foram apresentadas, em uma inauguração que reuniu toda a comunidade, parceiros e investidores sociais, mostrando as mudanças que, além de melhorar a infraestrutura, potencializam os projetos pedagógicos.
- Recepção: o espaço ficou ainda mais acolhedor para receber a todos que chegam à escola.
- 3 Novas Salas de Aula: equipadas com mobiliário moderno e recursos tecnológicos.
- 2 Salas de Atendimento: para suporte individualizado aos estudantes.
- Espaço para a equipe Gestora e Administrativa: mais funcional e organizado.
- Nova Sala dos Professores: um ambiente tranquilo e espaçoso para planejamento e descanso.
- Prédio I e Prédio II Renovados: pintura nova e melhorias estruturais.
- Quadra de Esportes Reformada: pintura nova que transformou o espaço em um local mais vibrante.
Além disso, os espaços ganharam novos mobiliários e equipamentos, concluindo a renovação do Marista Escola Social Lucia Mayvorne . Segundo a professora de Matemática do Ensino Fundamental, Raquel Soares, apesar da grande transformação, a essência do local permaneceu:
“Como docente da escola desde 2019, sempre percebi muitas mudanças, mas eram feitas principalmente pela manutenção dos espaços. Porém, com essa reforma, recebemos uma escola com muitas melhorias: novas salas de aula, salas de atendimento, sala dos professores, além de pintura e troca de muitos materiais e móveis que precisavam ser renovados.
Nossa escola ficou com cara nova, mas sem deixar de ser o ‘nosso Lúcia’. É perceptível a melhora na qualidade das aulas e da convivência nos espaços, que ficaram acolhedores e voltados para o bem-estar de todos que frequentam, sejam estudantes ou colaboradores. Nossa sala dos professores foi construída em um novo espaço da escola, que é mais silencioso e amplo, facilitando nossas horas de planejamento e descanso. Durante este ano, ainda convivemos com o barulho das obras e finalização de alguns serviços, mas agora, vendo como a escola ficou, isso virou só um detalhe. É muito bom ver como nossa escola ficou linda, com mais espaço e com cada detalhe pensado com um olhar para nós, que estamos aqui todos os dias”, relata Raquel.