Escola promove escuta ativa e educação de qualidade para crianças entre um e seis anos que estão em situação de vulnerabilidade social, no litoral paulista
Desde 1960, o Marista Escola Social Lar Feliz é exemplo de presença significativa em Santos (SP). O município faz parte do Complexo Portuário de Santos, que se estende às cidades de Guarujá e Cubatão, constituindo o maior porto da América Latina. No último ano, suas operações movimentaram 162,4 milhões de toneladas de carga, superando em 10,5% a melhor marca anterior, registrada em 2021. O Porto é historicamente responsável por no mínimo 25% do comércio exterior brasileiro.
Apesar das oportunidades econômicas, segundo dados de 2022 do Ministério da Cidadania, estima-se que mais de 40,6 mil pessoas vivam abaixo da linha da pobreza, o que representa 9,15% dos habitantes da região. Nesse contexto, a escola está localizada próxima aos bairros Centro, Valongo, Vila Nova, Paquetá, Morro Monte Serrat e parte da Vila Mathias, nos quais residem cerca de 31 mil pessoas, segundo o censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Outra questão é que a região não dispõe de espaços de lazer e cultura, quadras esportivas e praças seguras para o convívio familiar e comunitário. Sendo assim, a escola exerce um papel de grande importância na localidade.
Hoje, o Marista Escola Social Lar Feliz atende 144 alunos e alunas, ofertando educação infantil de qualidade às crianças entre um e seis anos.
Muitas crianças atendidas são filhos ou filhas de pessoas formadas pela própria escola, ou seja, é o ensino fazendo a diferença e atravessando gerações. Os relatos da comunidade deixam claro que a vivência escolar deixou boas lembranças e contribuiu positivamente em seu desenvolvimento. A escola ainda é considerada pelo poder público como uma referência e, frequentemente, recebe a visitação de profissionais da educação que desejam aprender sobre a metodologia aplicada, a fim de que possa auxiliar nas práticas das escolas públicas.
Conheça os projetos da escola
O Projeto Interioridades é um momento de acolhimento e escuta das crianças e seus sentimentos. Nesse processo, as educadoras abrem espaço de diálogo para os alunos e alunas partilharem sobre seus medos e os impactos vivenciados em suas trajetórias. Essa ação tem ajudado nos atendimentos das próprias crianças que, ao se sentirem escutadas, sentem-se valorizadas e acolhidas.
E o Projeto Andanças desenvolve ações no território, seja no entorno da escola ou na própria cidade, buscando possibilitar às crianças o acesso aos espaços culturais e de lazer da cidade. Em decorrência das condições familiares, muitos não costumam frequentar lugares além do entorno de sua residência. Nesse projeto, as educadoras promovem atividades em praças, museus, praias e parques da cidade, levando as crianças para visitação desses locais. O deslocamento é realizado por meio do transporte público do município.