Marista Escolas Sociais

Imposto Solidário

Marista Escola Social Ir. Walmir promove mudança social na vida de jovens catarinenses

Marista Escola Social Ir. Walmir promove mudança social na vida de jovens catarinenses

Com quase 25 anos de atuação, escola passou a ofertar o Ensino Médio e educandos já estão acessando o ensino superior    

Localizada em Criciúma (SC), o Marista Escola Social Irmão Walmir atende gratuitamente 300 crianças e jovens entre 10 e 17 anos, oferecendo Ensino Fundamental e projetos de Contraturno Escolar. A missão é oferecer educação integral gratuita que permita o pleno desenvolvimento dos estudantes, que vêm de uma situação de vulnerabilidade social. 

Na década de 80, a “Capital do Carvão”, como ficou conhecido o município, contou com um projeto de expansão urbana para as áreas periféricas, constituindo assim na Zona Leste a localidade intitulada Mina 4, em decorrência da mina de exploração do carvão. Sendo, alguns anos depois, renomeado como Bairro Renascer.  

O bairro cresceu e se desenvolveu sem políticas públicas adequadas à população e, principalmente, às crianças e adolescentes, privando direitos como a educação, saúde, saneamento, habitação e qualidade de vida. Além disso, havia no território um lixão a céu aberto com resíduos sólidos sendo descartados sem qualquer tratamento ou segregação, e sem medidas de segurança ambiental e sanitária, causando impactos negativos ao meio ambiente e à saúde pública. 

Com a criação do aterro sanitário para a região no início dos anos 2000, o lixão foi retirado do bairro e teve início o processo de instalação dos serviços públicos essenciais. Entretanto, por ser uma comunidade de periferia, as áreas de invasão começaram a crescer desenfreadamente, o que potencializou a condição devulnerabilidade social dos moradores. 

Em 2010, começou a história do Marista Escola Social Irmão Walmir no território, a fim de fornecer todo o suporte psicossocial para garantir o melhor desenvolvimento da comunidade. Desde então, vários serviços, programas e projetos foram oferecidos. Entre os anos de 2010 e 2012, esteve em atividade o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, com atividades voltadas exclusivamente para o contraturno escolar para o público entre seis e 14 anos. 

Com a parceria da Prefeitura de Criciúma, em 2013 a escola passou a disponibilizar vagas para o Ensino Fundamental Anos Finais, acolhendo estudantes do 6º ao 9º ano. E, nos últimos quatro anos, o atendimento passou a incluir o Ensino Médio, que já teve a primeira turma formada em 2022. Em 2024, oito ex-alunos ingressaram em cursos de ensino superior nas instituições da região. 

Infraestrutura 

A escola dispõe de um espaço físico acolhedor, dividido em nove salas de aula e distribuídos entre todos os segmentos, cozinha, refeitório, sala das coordenações e direção, além do núcleo administrativo, que conta com recursos humanos, financeiro, secretaria, psicossocial e pastoral.  

Outros ambientes, como biblioteca, laboratório de Ciências da Natureza, banheiros e salas dos professores, completam as instalações do prédio.Os ambientes são todos climatizados. 

A escola ainda dispõe de um laboratório móvel de Informática, equipado com notebooks e tablets, integralmente disponíveis para os alunos, visando potencializar o processo de ensino-aprendizagem. Para garantir o acesso efetivo a esses recursos, a escola está equipada com roteadores wi-fi distribuídos por todos os ambientes internos, permitindo que os estudantes utilizem esses recursos para fins pedagógicos. 

Acompanhe o Marista Escola Social Ir. Walmir no Facebook 

Leia também

Ir para o Blog