Sintonia entre atividades aplicadas em sala de aula e projetos da biblioteca abre espaço para motivar leitores apoiando aprendizado
No primeiro semestre de 2023 a biblioteca do Marista Escola Social Ir. Rui, localizado em Ribeirão Preto (PR), registrou 2.382 empréstimos de livros, 116 atendimentos às turmas e catalogou no sistema 271 novas obras. Toda essa movimentação fica registrada e é compartilhada com os educandos nas edições mensais do Boletim da Biblioteca.
“O Boletim ajuda na divulgação das ações, eventos e atividades especiais. Se tornou um incentivo, pois divulgamos a lista de leitores do mês, celebrando aqueles que tiveram destaque e motivando os demais a participarem para estarem na lista. O ranking é acompanhado assiduamente pelo 6º e 7º ano”, partilha a responsável pela biblioteca, Gabriela Bazan Pedrão.
Além dessa iniciativa, a biblioteca do Marista Escola Social Ir. Rui, conta com uma programação especial nas datas comemorativas relacionadas à leitura. E apoia outros eventos, semana cultural e jornada científica da escola, gerando sinergia junto às propostas de ensino.
“Para os estudantes do Ensino Fundamental Anos Iniciais, as agendas e empréstimos de livros auxiliam no processo de alfabetização, produção e interpretação de texto. No Ensino Fundamental Anos Finais, está ligado ao desenvolvimento do hábito de leitura por prazer e na descoberta de gêneros literários. No segundo semestre, estamos organizando um projeto de clube do livro que será realizado durante a aula de português a partir de obras indicadas pelo currículo. No Ensino Médio, já temos um clube do livro de participação livre, que acontece no contraturno escolar”, explica Gabriela que também atua como mediadora nesse projeto.
Apoio que faz a diferença
Em 2022, o projeto revitalizou oito bibliotecas do Marista Escolas Sociais presentes nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Entre as benfeitorias está a ambientação estética das bibliotecas, com espaços de convivência e integração social, bem como, o incremento do acervo. Tudo pensado para estimular a leitura não apenas dos alunos, mas também da comunidade em geral.
Entre as organizações que já apoiaram projetos como esse junto ao Marista Escolas Sociais estão: Volvo do Brasil Novozymes, Grupo Teckma, Grupo Potencial, Impextraco, Frameport, Inpek, Terra Rica, Cimentos Itambé, Unimed Cascavel, Tradene, Brose.