Marista Escolas Sociais

Saiba mais Imposto Solidário

Marista Escola Social Ir. Panini: uma realidade particular no litoral paranaense

20/12/2022

Voltar

Projetos focados na educação têm apoiado o desenvolvimento da comunidade, apesar dos desafios de infraestrutura da região.

Guaraqueçaba é conhecida por ser um dos trechos mais preservados da Mata Atlântica no Brasil em uma área considerada como um dos ecossistemas com maior biodiversidade do mundo. Além das questões ambientais, esse recanto natural possui inúmeros desafios sociais que fazem da educação uma ferramenta poderosa de transformação.

O território apresenta um índice de vulnerabilidade social bem elevado, sendo um dos mais desafiadores do estado do Paraná, estando entre os 399 municípios com o menor Produto Interno Bruto (PIB), gerando impacto negativo no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), ocupando assim a penúltima posição, segundo dados mais recentes do IBGE.

Com 477 anos de história, a localidade conta com a sabedoria dos povos originários indígenas, quilombolas e caiçaras que vivem nesse território em plena sintonia com a natureza.

Educação como ferramenta de transformação.

O Marista Escola Social Ir. Panini fica na área central do município e os alunos e professores têm a possibilidade de vivenciar o aprendizado por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). A escola atende crianças, adolescentes e jovens, entre seis e 17 anos de idade no contraturno escolar, divididos entre o período da manhã e da tarde.

O Conviver Marista é desenvolvido com enfoque pautado numa intervenção formadora, planejada e participativa que cria situações desafiadoras que estimulam a capacidade reflexiva e crítica. Orienta os educandos na construção e reconstrução de suas vivências na família, na escola, na comunidade e na sociedade, contribuindo para o processo de formação de sua identidade pessoal, de futuro profissional e de cidadão.

O projeto autua ainda na prevenção proativa pautada na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades sociais.

“Mesmo com tantas dificuldades e barreiras, identificamos que as crianças se sentem em um ambiente seguro. Aqui trazem partilhas de suas dificuldades e mesmo com a falta de incentivo, até por parte de alguns familiares, percebemos a diferença quando ouvimos que preferem aprender no Marista. Buscamos ensinar de forma lúdica, onde todos possam contribuir para o desenvolvimento do próximo. Identificamos o que mais chama atenção daquelas crianças e adolescentes e aproveitamos esta oportunidade para poder ensinar algo.” Destaca a educadora Daniela Momoli Colombes Vidal, ao relatar um pouco da experiência que vive na escola.

Conheça os projetos da escola

O Conviver Marista atua no SCFV por meio de projetos e oficinas, organizadas com objetivo de ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolvendo os sentimentos de pertença e de identidade, fortalecendo vínculos familiares e incentiva a socialização e a convivência comunitária.

A unidade também disponibiliza para os educandos e à comunidade o acesso ao espaço de leitura/biblioteca com acervo de livros diversificados para consulta e estudo no local e empréstimo.

Em 2022, a oferta dos Projetos do Convier Marista dialogou com as habilidades e potencialidades do público atendido, confira algumas das iniciativas:

> Projeto Foto e Movimento: iniciativa surgiu do entendimento que a promoção e garantia dos direitos das crianças e jovens passam pelo acesso aos meios de comunicação e informação. embora o acesso em comunidades mais vulneráveis seja limitado, é importante o desenvolvimento de habilidades que possibilitem eles estejam inseridos e participem desses espaços
Escola Social promoveu o projeto com a proposta de trabalhar esses processos comunicacionais na educação do Conviver, atuando no desenvolvimento de habilidades midiáticas, do acesso às tecnologias, do fortalecimento da cultura local, ampliação dos repertórios e desenvolvimento do protagonismo infantojuvenil com foco na garantia dos seus direitos básicos.

> Projeto Hiper Atividade: construído diante da necessidade levantada pelos alunos, após o momento pandêmico mais grave. Foram inseridas atividades esportivas e jogos lúdicos permitindo que os alunos expandissem várias habilidades e fundamentos indispensáveis na formação de cidadãos críticos, reflexivos, ativos e compreensivos que principalmente saibam respeitar regras limites, além de aprender o valor de se perder e ganhar como forma de crescimento pessoal.

> Projeto Mulheres Açucenas: Promove o encontro e a partilha de vida entre mulheres, que em meio à vulnerabilidade social carregam consigo marcas vivenciadas ao longo da sua história. É um espaço de aconchego, de confiança e de construção que tem feito a diferença na vida das mulheres da comunidade.

Leia também

Ir para o Blog