Marista Escolas Sociais

Saiba mais Imposto Solidário

Marista Escola Social Ir. Lourenço transforma realidades ao engajar estudantes em projetos com propostas de ensino diferenciadas 

03/05/2023

Voltar

 Objetivo é auxiliar o processo de aprendizagem e tornar os conteúdos atrativos para promoção de uma educação transformadora 

Há 29 anos, o Marista Escola Social Ir. Lourenço leva um ensino emancipatório e integral do Ensino Fundamental II Anos Finais (6º ao 9º) ao Ensino Médio. A escola está localizada no bairro da Vila Progresso, distrito de São Miguel Paulista, em São Paulo. A região concentra taxas elevadas de vulnerabilidade social e baixa renda per capita, sendo que entre as famílias atendidas  algumas vivem situações de de extrema pobreza (com até R$ 100 por mês) ou ainda que não possuem nenhuma renda formal.  

A presença marista no território vem ajudando a comunidade a ampliar suas potências e superar os desafios presentes. O coordenador pedagógico do Marista Escola Social Ir. Lourenço, Roberto Lucas Junior, partilha exemplos dessa jornada.

“Acompanhamos o ingresso dos estudantes na universidade e a efetivação de alguns como colaboradores Marista no projeto de Jovens Aprendizes. Além disso, percebemos a alta adesão nos cursos de qualificação oferecidos pela escola em parceria com outras instituições e abertos à comunidade”, conta Roberto. 

Atualmente a escola atende cerca de 360 crianças e jovens entre cinco e 17 anos de idade. E, para manter o horizonte de realizações alcançado nos últimos anos, está implementando projetos com novas metodologias de ensino. Essas alternativas orientam a organização dos estudos, mantêm o engajamento dos estudantes para conter a evasão escolar e possibilitam que no futuro os estudantes possam realizar seus sonhos.  

Entre os projetos está o Clube do Livro que abre inscrições mensalmente para incentivar a leitura e o comprometimento dos estudantes.

“Queremos formar cidadãos para dentro e fora do meio acadêmico, dando acesso ao conhecimento com base na literatura. O Clube ajuda nesse desenvolvimento e no aperfeiçoamento da habilidade discursiva e argumentativa adquirida por meio de suas próprias visões de mundo. Recentemente, os alunos estavam fissurados em terror e horror. Então, decidimos seguir essa temática iniciando a roda de leitura com ‘O Corvo’ de Edgard Allan Poe. E o professor Luciano foi escolhido para ler em voz alta para o grupo”, relatou a bibliotecária, Amanda. 

Assista a seguir o vídeo dessa leitura: 

Conheça os projetos do Marista Escola Social Ir. Lourenço  

Roteiros de Estudos: por uma educação autônoma 

Como funciona: Com base no baixo desempenho acadêmico das turmas da 1ª série do Ensino Médio e a baixa adesão nas aulas de língua portuguesa, a equipe pedagógica identificou a necessidade de uma metodologia inovadora para dar autonomia e motivação aos estudantes. 

Assim, as aulas passaram a ser guiadas por meio de roteiros de estudos inspiradas em práticas colaborativa e nos círculos de cultura do pedagogo Paulo Freire.  

O objetivo é favorecer a aprendizagem, além de aumentar desempenho acadêmico e o engajamento nas aulas de Língua Portuguesa, Ciências e nos Itinerários do Ensino Médio. Os resultados estão sendo significativos e a prática de roteiros passou a ser aplicada aos estudantes do Ensino fundamental Anos Finais.  

Slam VP: poesia, escrita e sentidos 

Como funciona: O slam, espécie de competição de poesia falada, vem ganhando destaque nos últimos anos por estimular a criatividade e a expressão dos sentimentos. Os alunos do Marista Escola Social Ir. Lourenço vivenciam na prática essa atividade artística participando de campeonatos e realizando apresentações.   

Além de incentivar a oralidade, o conhecimento da poesia falada estimula a leitura e a escrita. E funciona como uma nova ferramenta para o estudo da língua portuguesa que pode ser facilmente propagada pelos estudantes em seus espaços de convivência.   

Clube do Livro 

Como funciona: Com a finalidade de tornar o Marista Escola Social Ir. Lourenço uma comunidade leitora nasceu o Clube do Livro. O projeto é realizado quinzenalmente e os encontros são mediados por um convidado, em geral, um docente da escola que aborda um livro relacionado à temática do mês. A prática contínua tem estimulado o gosto pela leitura e aumentado o número de empréstimo dos livros do acervo da biblioteca. 

Influencers da biblioteca 

Como funciona: Seguindo o objetivo de formar uma comunidade leitora, essa iniciativa está aproveitando as tendências do mundo digital a favor da educação. O projeto usa as redes sociais para divulgar dicas de leitura à comunidade escolar e do entorno. 

Acompanhe o trabalho desenvolvido no território por meio do Facebook da escola. 

Leia também

Ir para o Blog