Formação integral ofertada pela escola vai além do ensino na sala de aula
O sucesso do projeto Experimentando Histórias do Marista Escola Social Ecológica (Almirante Tamandaré-PR) está na experiência partilhada pelos educandos. A proposta é aproximar as crianças e jovens do universo da literatura por meio da contação de histórias em oficinas que fazem parte da jornada estendida, realizada no contraturno escolar com apoio das empresas Tradener, Frameport, Inpek, Brose e Impextraco em projeto vinculado a Lei de Incentivo à Cultura.
Estudante do 6 º ano EF, Agatha Gabrielly está animada com as atividades que envolvem o projeto, que será realizado ao longo do ano de 2024. “Participar da oficina está sendo uma experiência muito legal e incrível. Nós fazemos as atividades e conversas, e me sinto confortável”, disse Agatha.
A educanda Maria Vitoria Rodrigues, do 7° ano EF, também conta estar animada com a possibilidade de desenvolver seus conhecimentos. “Essa oficina é muito legal porque podemos aprender mais sobre histórias e desenvolver nosso conhecimento na leitura. Além de ser muito importante sabermos contar histórias para outras pessoas”, relata Maria.
Somado ao estímulo à leitura, as oficinas possibilitam às crianças e aos jovens o contato com outros formatos culturais. “Eu me sinto feliz, pois sempre foi o que quis fazer: contar histórias e me expressar com a arte. Amo ler!”, destaca Ygor de Moraes, que está no 6° ano EF. Já o Matheus Henrique da Silva acredita que essa experiência vai acrescentar em seu aprendizado. “Essa oficina irá me ajudar muito em minha leitura e como escrevo!”, disse o educando do 7° ano.
Os recursos do projeto ainda auxiliam na aquisição de acervo bibliográfico, equipamentos e mobiliários para biblioteca do Marista Escola Social Ecológica.
Clique aqui e saiba mais sobre outros projetos do Marista Escola Social Ecológica
Contexto escolar
Localizado em Almirante Tamandaré (PR), o Marista Escola Social Ecológica atende gratuitamente cerca de 300 crianças e jovens entre 10 e 15 anos, oferecendo uma educação integral, em tempo integral, no Ensino Fundamental Anos Finais. Os educandos vêm de realidades em que a renda familiar é de até um salário-mínimo.
Durante o dia, os estudantes participam de uma variedade de aulas e oficinas. O currículo se organiza a partir das áreas de conhecimento de Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Ciências da Natureza, conforme Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e inclui uma parte diversificada que explora diferentes linguagens como Expressão Corporal, Música, Educomunicação e carga horária ampliada para Língua Inglesa e Produção Textual. Além disso, oferecemos diariamente as oficinas de Circo, Teatro, Banda, Coral, Arte, Experimentando Histórias, entre outras.