Projetos e ações voltados à literatura fomentam o desenvolvimento das crianças e dos jovens por todo Brasil
Nos Colégios e Escolas Sociais Maristas as bibliotecas são espaços interativos, usados para incentivar a leitura e para outros projetos pedagógicos. O contato com o universo imaginativo por meio dos livros auxilia no desenvolvimento da concentração, no aprimoramento do repertório e da linguagem, e no fortalecimento de vínculos e habilidades socioemocionais.
Além disso, ao conhecer diversas narrativas e ler o mundo, as crianças e jovens dos colégios e escolas passam a ter condições de serem protagonistas de suas próprias histórias, em sintonia com o objetivo da formação emancipadora marista, que busca incentivar a jornada de vida de seus estudantes de forma integral e cidadã.
No Marista Escola Social Ir. Acácio (Londrina-PR), por exemplo, os estudantes do 8° ano tiveram a experiência de participar da oficina “A Anatomia do Livro”, organizada pela estagiária da escola.
A atividade contribuiu com a aproximação do objeto livro, o entendimento da importância do profissional de biblioteconomia para atuar nas bibliotecas escolares, as possibilidades de trabalho no ramo editorial, além de reflexões sobre o preço dos livros.
Expansão para comunidade
O “Experimentando Histórias” foi um projeto que utilizou a leitura e a contação de histórias para inspirar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, impactando mais de 730 estudantes.
Essa experiência foi realizada por meio de 26 oficinas criativas, em que os estudantes do Marista Escola Social Ecológica (Almirante Tamandaré-PR) desenvolveram habilidades como imaginação, expressão oral, escrita e empatia.
A partir desse aprendizado, realizaram apresentações na própria escola e nas escolas municipais Ignáicio Lipski e Bortolo Lovato.
O projeto destacou a leitura como instrumento de aprendizado e diversão, promovendo a interação entre escola e comunidade, e deixando um legado de inspiração, que evidencia o poder da literatura e da expressão oral na formação integral dos estudantes. A iniciativa contou com o investimento das empresas: Tradener, Impextraco, Inpek, Brose e Frameport.
“Uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo.” – Malala Yousafzai