Investimentos realizados pela empresa são fundamentais para o desenvolvimento do projeto nas Escolas e nos Colégios Sociais Maristas do estado
Quando empresas e instituições caminham juntas por um propósito maior, o impacto se multiplica e o futuro começa a se transformar no agora. Esse é o exemplo da parceria entre a ISA ENERGIA BRASIL e as Escolas e os Colégios Sociais Maristas no projeto “Educação: o Futuro é para Todos”, realizado no estado de São Paulo.
O objetivo do projeto é qualificar a educação nas Escolas e nos Colégios Sociais Maristas, garantindo na prática os direitos fundamentais de crianças e adolescentes, como o direito de brincar, estudar, conviver, se expressar, direito ao esporte e lazer, e o direito de sonhar com um futuro melhor, tudo isso, como já prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Por meio da formação de educadores e do fortalecimento da educação básica e profissional gratuita, o projeto impacta diretamente mais de 1,2 mil crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. São vidas que se cruzam com o conhecimento, a leitura, a cultura, o esporte e o lazer, elementos essenciais para o desenvolvimento de uma infância e adolescência plenas.
O projeto atua de forma personalizada em cinco regiões de São Paulo (confira mais abaixo), com ações pensadas sob medida para cada território e comunidade escolar. No total, são mais de 1,7 mil estudantes atendidos, todos com histórias únicas e o mesmo direito de acesso a uma educação de qualidade.
Considerando que esse projeto funciona em modelo de Plano Anual, atualmente estamos executando a primeira edição, o Ano 1. Paralelamente, as Escolas e Colégios Sociais Maristas estão em fase de liberação dos recursos para iniciar a execução técnica e financeira de sua segunda edição, o Ano 2. Por fim, também estamos em fase de captação do Ano 3.
Na Zona Leste de São Paulo:
- Marista Escola Social Ir. Justino: 225 alunos da Educação Infantil.
- Marista Escola Social Ir. Lourenço: 353 alunos do Ensino Fundamental e Médio.
- Marista Escola Social Robru: 233 alunos da Educação Infantil.
Em Santos
- Marista Escola Social Lar Feliz: 145 alunos da Educação Infantil.
Em Ribeirão Preto
- Marista Escola Social Ir. Rui: 841 alunos do Ensino Fundamental e Médio
Com uma história de 25 anos de atuação no Brasil, a ISA ENERGIA BRASIL é líder no setor de transmissão de energia no país, e o seu apoio tem representado para as Escolas e os Colégios Maristas o fortalecimento de ações formativas para educadores, ampliando o acesso a práticas educativas inovadoras e a garantia dos direitos de estudantes de forma concreta.
Mais do que um investimento, a participação da ISA ENERGIA BRASIL representa um compromisso com o desenvolvimento humano, com a justiça social e com a construção de um país onde todos tenham oportunidades reais de aprender, crescer e sonhar alto.
“Estamos muito orgulhosos de contribuir para um projeto como esse. Compreendemos que o progresso de uma sociedade está conectado com a educação. Ao apoiarmos iniciativas educacionais, estamos investindo para a construção mais equânime e justa de nossa sociedade”, destaca a responsável pela área de Responsabilidade Social da empresa, Thais Soares Alves Sousa.
Sobre o projeto
Desde outubro de 2024, o projeto Educação: o Futuro é para Todos impacta positivamente as Escolas Sociais. Já foram adquiridos playgrounds, notebooks, tablets, projetores, câmeras fotográficas, uniformes, equipamentos de iluminação, além da promoção de treinamentos especializados. Essas ações modernizam as unidades, qualificam as atividades pedagógicas e incentivam o protagonismo estudantil por meio de práticas lúdicas e direcionadas.
Além disso, está sendo realizada a capacitação dos educadores com foco em inteligência emocional e no atendimento a necessidades específicas como TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) e TEA (Transtorno do Espectro Autista), garantindo uma educação ainda mais inclusiva e acolhedora.
A meta é continuar transformando, renovando mobiliários, ampliando playgrounds e melhorando a alimentação nas Escolas e nos Colégios, além de oferecer transporte para passeios culturais, como idas a teatros.