Campanhas de doações contribuem diariamente com projetos, instituições e causas sociais. O engajamento da população é fundamental para que o ato de solidariedade chegue em quem mais precisa. Nos meses de março e abril e maio os brasileiros têm a oportunidade de estender a mão a quem mais precisa sem gastar um centavo a mais com isso. Até dia 30 de maio, os contribuintes podem destinar até 3% do seu Imposto de Renda para projetos sociais, transformando toda burocracia do processo em uma contribuição para a comunidade.
A destinação do Imposto de Renda ainda é pouco difundida no Brasil. Segundo dados da Receita Federal, o potencial de doação dos brasileiros é superior a 4 bilhões, e mais de 97% dos contribuintes não realizam essa destinação. “É essencial levarmos a informação de que este valor, que já seria pago ao governo de qualquer forma, pode transformar a rotina de crianças e adolescentes em todo Brasil. Mais ainda, é essencial reforçar que este valor vai ser de muita importância para diversos projetos continuarem seus atendimentos.”, revela Rodolfo Schneider, gerente de captação de recursos do Marista Escolas Sociais.
Em Londrina, arrecadação contribui com educação gratuita e de qualidade
A destinação do Imposto de Renda fortalece projetos de alto impacto na sociedade. Um deles é o Educação – O Futuro é para Todos, que vai beneficiar mais de 5 mil crianças e adolescentes em áreas de vulnerabilidade social, nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Em Londrina, o projeto integra o Marista Escola Social Ir. Acácio, que atende mais de 700 estudantes gratuitamente oferecendo contraturno escolar, ensino fundamental e ensino médio técnico. “Nossos projetos ultrapassam os muros da escola, a ideia é formar crianças e jovens protagonistas dos seus projetos de vida, e toda ajuda é bem-vinda para a realização dos projetos”, revela Diego Oliveira de Lima, diretor da Escola Social.
Com as contribuições,, o projeto prevê a expansão de laboratórios de ciência e informática, aquisição de novos livros, formação para professores de escolas públicas e novos equipamentos eletrônicos. “As instituições no geral costumam receber muitas doações no formato emergencial, quando algo acontece, roubos, ou catástrofes, por exemplo, com o Imposto Solidário, o Brasileiro tem a oportunidade de criar uma cultura de doação e, acompanhar os projetos que destinou dinheiro, por meio das redes sociais, por exemplo. É uma forma cidadã de fazer o bem para o próximo”, reforça Schneider.
Como destinar o Imposto de Renda
A opção está disponível para as pessoas que selecionamoptam pelo modelo completo na hora da declaração. Se a pessoa tiver imposto a restituir, o valor doado é acrescentado ao montante (calculado no sistema da Receita) e ela recebe no período de restituição. Caso o contribuinte tenha imposto a pagar, o valor doado é descontado do débito. Pensando nas dúvidas que podem surgir na momento da declaração, o site impostosolidario.org.br foi criado, para que o contribuinte possa conferir o passo a passo de todo o processo e realizar a sua doação.