Em São Paulo, Escolas Sociais Maristas envolvem toda comunidade para promover a melhor educação
Em 2016, após um amplo processo de escuta com a rede municipal de São Paulo foram criados os Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana. Com isso, foi estabelecida uma prática de autoavaliação institucional participativa, desenvolvida para fortalecer a gestão democrática e aprimorar a qualidade da oferta educacional para crianças até seis anos.
Anualmente, os Indicadores são aplicados em mais de 440 unidades educacionais no estado de São Paulo, da qual fazem parte o Marista Escola Social Ir. Justino e Marista Escola Social Robru. No total, são nove dimensões essenciais avaliadas para mensurar a qualidade da educação infantil, sendo eles:
- Planejamento e gestão educacional;
- Participação, escuta e autoria de bebês e crianças;
- Multiplicidades de experiências e linguagens em contextos lúdicos;
- Interações;
- Relações étnico-raciais e de gênero;
- Ambientes educativos: tempos, espaços e materiais;
- Promoção da saúde e bem-estar;
- Formação e condições de trabalho dos educadores;
- Rede de proteção sociocultural.
Como funciona o processo?
A aplicação dos Indicadores acontece em dois momentos principais. O primeiro é dedicado à autoavaliação participativa, momento em que as dimensões são analisadas com metodologias colaborativas, classificando os resultados em verde (ótimo), amarelo (bom) ou vermelho (precisa de melhoria). Na segunda etapa é construído um plano de ação com ênfase nas dimensões que necessitam de atenção, visando corrigir os pontos críticos a curto e médio prazo.
No Marista Escola Social Ir. Justino, os Indicadores são aplicados anualmente como uma ferramenta essencial para a qualificação da educação infantil oferecida às 226 crianças atendidas na unidade. No último ano, a maioria das dimensões avaliadas recebeu a classificação verde, demonstrando a proximidade com a excelência na oferta educacional.
Para 2024, o plano de ação destacou esforços concentrados em duas dimensões:
Dimensão 1: Planejamento e gestão educacional
- Envolvimento das famílias: criação de novas iniciativas para promover maior participação na gestão da escola;
- Visibilidade ao Projeto Político Pedagógico: implementação de QR codes, cards, jornal interno e publicações nas redes sociais;
- Acessibilidade e tecnologias assistivas: melhoria nos espaços escolares, formações especializadas e qualificação do cardápio para estudantes atípicos.
Dimensão 5: Relações étnico-raciais e de gênero
- Ampliação do acervo literário: inclusão de mais livros que abordem diversidade;
- Campanhas de enfrentamento ao bullying e ao racismo: promoção de ações educativas para famílias e estudantes;
- Formação dos educadores: qualificação contínua para lidar com temas relacionados à equidade e diversidade.
“Com a aplicação dos Indicadores de Qualidade e a execução do plano de ação, reafirmamos nosso compromisso com a educação infantil integral e transformadora. Acreditamos que todas as crianças têm direito a uma educação de qualidade, que promova seu desenvolvimento em todas as dimensões abordadas”, destacou a diretora do Marista Escola Social Ir. Justino, Lucia Aparecida dos Santos Tavares.
No Marista Escola Social Robru, os Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana são uma parte importante do calendário pedagógico. Em agosto, no primeiro encontro, a comunidade educativa foi convidada a participar, buscando avaliar as nove dimensões relacionadas às práticas pedagógicas, formações, atuação junto a rede e o território, visando a garantia de direitos, melhorias e transformações para o atendimento de qualidade dos bebês e crianças.
Já em outubro, a comunidade educativa se reuniu para pensar em encaminhamentos e estratégias de ação, a partir das dimensões avaliadas em amarelo e vermelho que refletem pontos de atenção para uma atuação efetiva junto às infâncias. Como pontos verde a escola mostra o compromisso com a melhoria dos serviços e a transparência nos processos.