Marista Escolas Sociais

Saiba mais Imposto Solidário

Formação Integral: música que transforma vidas no Marista Escola Social Ir. Henri

27/02/2024

Voltar

Coral permite aos educandos o desenvolvimento de habilidades de canto que ajudam na sala de aula 

No último ano, o Coral do Marista Escola Social Ir. Henri (Fazenda Rio Grande-PR) realizou apresentações internas, com ensaios abertos aos colaboradores e recepções às famílias na escola, como no Dia do Marista, celebrado em 15 de agosto. Além disso, fizeram parte da programação outras cinco apresentações externas nas cidades de Curitiba (PR) e São José dos Pinhais (PR), sendo elas o 16º Encontro de Corais de São José dos Pinhais, aberturas de programas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e do Centro Marista de Champagnat, outra no Colégio Marista Santa Maria e, por fim, uma apresentação na programação de Natal do Shopping Mueller. 

A escola atende gratuitamente cerca de 550 crianças entre quatro e 10 anos de idade, em situação de vulnerabilidade social por meio da oferta de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Do total de alunos, 30 participam ativamente do Coral. 

Segundo a professora de música e regente do Coral Marista Ir. Henri, Laisla Cristina Lamin, e a coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental, Katlyn Mantovani, a participação dos educandos tem sido uma oportunidade de inserção no universo do conhecimento musical. Além disso, os coralistas participam de uma prática cultural colaborativa que desenvolve habilidades de convivência, trocas, respeito, trabalho em grupo, responsabilidade e disciplina. 

“As apresentações são uma forma de compartilhar as experiências musicais com familiares, amigos e pessoas interessadas na prática de canto coral. Percebemos a importância de as famílias estarem envolvidas. Muitas vezes pudemos notar as crianças se emocionando ao ver algum familiar na plateia, por isso, acreditamos que esses momentos servem para fortalecer vínculos. E, nas discussões de Conselhos de Classe, ficou claro o quanto os estudantes que participam do Coral Marista Ir. Henri demonstram melhora significativa no desempenho escolar e no desenvolvimento da responsabilidade, da criatividade e da capacidade de trabalhar coletivamente”, destacam Laisla e Katlyn. 

Entre o final de fevereiro e início de março de 2024, estarão abertas as matrículas para os estudantes que tenham interesse em participar do Coral. Não há pré-requisitos, ou seja, qualquer criança com ou sem experiência de canto poderá integrar o grupo. Apenas será necessário estar matriculado na escola ou ser um ex-aluno da instituição, estando dentro da faixa etária que inclui o 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. Os ensaios têm uma duração de 2h, acontecendo duas vezes na semana. 

Leia também

Ir para o Blog