Estudantes de São José propõem soluções para preservação ambiental da cidade

14/06/2023

Um grupo de estudantes de São José pôde refletir sobre a preservação ambiental e realizar uma ação para contribuir com a comunidade local. Os alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais do Marista Escola Social São José, pensaram sobre como melhorar o espaço destinado à Horta Comunitária e analisaram a água do Rio Carolina, que passa pelo mesmo terreno. O resultado do trabalho foi entregue para a prefeitura da cidade.

O programa da Horta Solidária Urbana, instituído pela Lei Ordinária n° 5739/2019, acontece desde 2019. A finalidade é cultivar hortaliças e legumes, além de plantas para floricultura e paisagismo no município. “A ideia é ampliar o campo de visão e compreensão dos alunos visando a transformação da realidade local. Isso é feito por meio do aproveitamento de espaços públicos ociosos em comunidades para promover a qualidade de vida através da alimentação saudável e do engajamento socioambiental”, revela Chaiane Schendroski, coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental Anos Iniciais.

Durante os últimos meses os alunos puderam conversar sobre sustentabilidade econômica, reciclagem, compostagem, alimentos orgânicos, contaminação de solo e da água, nutrição e importância da alimentação saudável. Também refletiram sobre iniciativas em parceria com o poder público para ampliar o bem estar da comunidade. “Entendemos que nossos estudantes possam compreender e se apropriar dos espaços comunitários em parceria com os órgãos governamentais. Com isso ampliamos ainda mais a aprendizagem sobre o tema e o desenvolvimento de atividades para além dos muros da escola”, reforça Chaiane.

A visita guiada ao espaço da horta ampliou o conhecimento sobre o tema e as oportunidades de plantio. Para análise da água, os estudantes contam com a parceria da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). Depois que estiverem com os resultados em mãos, os jovens farão um desenho de uma planta baixa com sugestão de melhorias no terreno. Um projeto de um pomar de frutas, um local de lazer e a revitalização do Rio Carolina será entregue à Prefeitura de São José. “Isso vai muito além do conhecimento somente aplicado em sala de aula, é uma forma de mostrarmos como uma participação pode ser efetiva e cidadã na comunidade”, finaliza.