Marista Escolas Sociais

Imposto Solidário

Escolas e Colégios Sociais Maristas atuam pelo Direito de Brincar

Escolas e Colégios Sociais Maristas atuam pelo Direito de Brincar

Projetos garantem acesso a atividades lúdicas para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social 

A valorização do brincar é um dos objetivos estratégicos do projeto “Educação: o Futuro é para Todos”, realizado via incentivo fiscal e fundamentado na missão das Escolas e Colégios Sociais Maristas de oferecer educação gratuita e de qualidade para crianças e adolescentes de baixa renda. 

A Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) garantem que é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar às crianças o direito ao lazer, incluindo acesso a brinquedos, jogos, práticas esportivas e culturais. 

Apesar dessas garantias, muitas crianças ainda enfrentam obstáculos para acessar plenamente seu direito ao brincar, como falta de espaços públicos adequados, insegurança nas comunidades e as jornadas de trabalho dos pais com escassez de tempo livre adequado. 

Conscientes da importância do brincar, as Escolas e Colégios Marista Escolas Sociais atuam em comunidades onde a oferta de espaços públicos para atividades lúdicas é limitada. “Dessa forma, os ambientes escolares e os projetos que desenvolvemos se tornam fundamentais na promoção desse direito para os alunos, seus familiares e a comunidade do entorno”, diz Bárbara Hara, analista de projetos do Marista Brasil. 

No Paraná, o projeto “Educação: o Futuro é para Todos” beneficia diretamente 2.300 crianças e adolescentes, além de suas famílias e comunidades, promovendo atividades pedagógicas, culturais e esportivas na Marista Escola Social Curitiba (Curitiba-PR)Marista Escola Social Ecológica (Almirante Tamandaré-PR), Marista Escola Social Ir. Henri (Fazenda Rio Grande-PR), Marista Escola Social Marcelino Champagnat (Cascavel-PR) e Marista Escola Social Ir. Acácio (Londrina-PR).  

Na prática 

Como exemplo das atividades desenvolvidas pelas escolas dentro do projeto, durante a Semana Estadual do Brincar no Paraná, o Marista Escola Social Curitiba, localizado no bairro Cidade Industrial da capital paranaense, reuniu aproximadamente 270 participantes, incluindo 15 turmas de educação infantil – do berçário ao pré 2 – e seus familiares. 

A programação envolveu brincadeiras populares, oficinas de peteca e de fabricação de aviões de papel, circuito motor com práticas de ginástica, dança das cadeiras em inglês, entre outras atividades lúdicas, proporcionando momentos de socialização e diversão para crianças e adultos. 

O brincar é essencial para a primeira infância. Estudos indicam que, até os quatro anos, o cérebro humano estabelece aproximadamente um quatrilhão de conexões neurais, o dobro presente em um cérebro adulto. 

O diretor do Marista Escola Social Curitiba, Marco Barbosa, destaca que “durante essa fase, brincar não é apenas diversão, mas sim um processo que contribui de forma efetiva na constituição do sujeito para toda a vida, responsável pelo seu desenvolvimento integral, emocional, afetivo, motor, cognitivas e sociais”. 

Clique aqui e saiba como apoiar o Educação: o Futuro é para Todos
 

Leia também

Ir para o Blog