Mais de 15 mil estudantes recebem uma educação gratuita, integral e emancipadora nas 33 unidades distribuídas pelo País
Com presença em 10 estados e no Distrito Federal, os Colégios e Escolas Sociais Maristas formam uma das maiores redes de educação gratuita e de impacto social do Brasil. São 33 unidades distribuídas em 24 cidades, alcançando mais de 15 mil crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade.
Os Colégios e Escolas Sociais Maristas estão inseridos em comunidades marcadas por desafios sociais severos, como insegurança alimentar, violência, ausência de políticas públicas efetivas e acesso restrito a direitos básicos como saúde, lazer e cultura.
Para transformar essa realidade, os Colégios e Escolas Sociais Maristas atuam com uma proposta pedagógica que une qualidade de ensino, cuidado integral e compromisso com os direitos humanos.
Como resultado prático, ofertam:
- Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos;
- Contraturno escolar com foco em artes, esportes, reforço pedagógico e desenvolvimento socioemocional;
- Alimentação diária com 2 a 5 refeições;
- Apoio psicológico, acompanhamento social e mediação de conflitos;
- Articulação com a rede de proteção e políticas públicas locais;
- Resultados concretos e histórias reais de transformação;
- Conexão com a comunidade e familiares no território.
Mais que números, o impacto da atuação marista é visível em histórias como a de Ruthmaie Eugène, acolhida como imigrante haitiana no Marista Escola Social Ir. Justino, na Zona Leste de São Paulo (SP). Ela conquistou uma vaga no curso de Fisioterapia na Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Ou da Thais Cristina Dranka, aluna do contraturno escolar no Marista Escola Social Eunice Benato, que começou a atuar como Jovem Aprendiz em 2012 na PUCPR. E, ao fim do contrato, teve a oportunidade de ser efetivada na escola, atuando nas áreas de Secretaria Escolar, Compras e Financeiro. Em 2021, ela assumiu a coordenação administrativa no Marista Escola Social Curitiba.
Parceiros e o impacto real
Para entregar a transformação por meio da educação integral, os Colégios e Escolas Sociais Maristas contam com doações que viabilizam a realização de projetos, bem como melhorias estruturais nas unidades.
Entre as diferentes fontes de investimento, estão leis de incentivo fiscal (IRPJ, ISS, IPTU) e doações diretas. Além disso, as empresas podem destinar até 7% do IR devido e, no caso de pessoa física, até 6%.
Como exemplo de quem já acreditou no potencial de transformação da educação marista, estão marcas como Teckma, BHS Corrugated, Unimed Paraná, Grupo Frameport e AMG Brasil, que já apoiaram projetos, comprovando a solidez e transparência do modelo.
“Acreditamos que é por meio da educação que podemos transformar vidas e o mundo em algo muito melhor.” – Conceição Bertoni, Coordenadora de Contabilidade da BHS Corrugated.
O papel dos Colégios e Escolas Sociais Maristas nos territórios garante acesso à cultura, esporte e lazer, possibilitando o acesso a direitos básicos para o desenvolvimento comunitário por meio do trabalho em rede.