Debates buscam articular a sustentabilidade nas dimensões econômica, social e ambiental, considerando o contexto e as prioridades dos países e localidades
As Escolas e Colégios Sociais Maristas estão presentes na construção coletiva promovida pela Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNODS). Sendo representados por Raimunda Caldas Barbosa, integrante da Diretoria Socioeducacional e Evangelização do Marista Brasil como titular e o Ir. José Aderlan B. Nascimento, da UMBRASIL, como suplente. Ambos tomaram posse em 19 de dezembro de 2023 e, desde então, têm contribuído ativamente para fortalecer a atuação da sociedade civil na busca por um mundo mais sustentável e inclusivo.
“Os Colégios e as Escolas, todas elas, nos fornecem informações sobre as atividades, ações e projetos relacionados aos ODS que estão sendo realizados no espaço escolar, contribuindo assim para a materialidade do trabalho desenvolvido pelo Marista para cumprir com a Agenda 2030 na Educação Básica. Importante salientar que a representatividade do Marista na CNODS envolve, também, as outras frentes de Missão, além da Educação Básica, como a Saúde e a Educação Superior. Em suma representamos a Instituição Marista como um todo na referida Comissão”, destaca Raimunda.
A Comissão é um colegiado consultivo instituído pelo Decreto nº 11.704/2023, com o objetivo de promover a implementação da Agenda 2030 no Brasil, incentivando sua internalização nas esferas governamentais e junto à sociedade civil. Além disso, a CNODS acompanha e difunde ações que contribuem para o alcance das metas estabelecidas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Os 42 integrantes da Comissão foram selecionados a partir de dois editais de chamamento para entidades da sociedade civil e de representação do governo federal, estaduais e de prefeituras.
O que é a Agenda 2030?
A Agenda 2030 é um compromisso global adotado pelos 193 Estados-membros da ONU para promover o desenvolvimento sustentável, considerando as dimensões social, econômica e ambiental. Seu propósito é construir um modelo de crescimento mais justo e equilibrado, por meio dos 17 ODS, que incluem temas como erradicação da pobreza, igualdade de gênero, educação de qualidade, mudanças climáticas e inovação.
Além desses 17 objetivos globais, o Brasil assumiu um ODS adicional, o ODS 18 – Igualdade Étnico-Racial, como forma de reforçar o compromisso brasileiro no combate ao racismo para o desenvolvimento sustentável e para o alcance da Agenda 2030.
O papel do Marista na CNODS
Desde o início de sua participação, o Marista tem atuado em algumas Câmaras Temáticas essenciais dentro da comissão:
- Câmara Temática de Governança – responsável pela elaboração do Regimento Interno, plano estratégico e plano de trabalho da CNODS.
- Câmara Temática do ODS 18 – Igualdade Étnico-Racial – dedicada a desenvolver iniciativas voltadas à promoção da equidade racial no Brasil.
- Câmara Temática – Territorialização e Localização dos ODS – busca tornar os ODS conhecidos em todas as localidades do país.
- Câmara Temática – Inclusão e Desenvolvimento Sustentável – tem como compromisso levantar as lacunas nas Política Públicas e propor caminhos para saná-las, corroborando para o alcance da Agenda 2030.
Além dessas frentes, os representantes Maristas também contribuíram em ações importantes, como:
- Análise e sugestões para a carta final da 7ª Reunião do Fórum da América Latina e Caribe sobre Desenvolvimento Sustentável, documento enviado ao Fórum de Alto Nível da ONU.
- Curadoria de boas práticas para o Relatório Nacional Voluntário (RNV), consolidando ações bem-sucedidas de implementação dos ODS no Brasil.
- Participação em encontros estratégicos, o G20 Social e o Encontro de Prefeitos e Prefeitas eleitos em 2024.
Construindo um futuro sustentável
A presença do Marista na CNODS reafirma o compromisso da instituição com a Educação transformadora e a construção de um mundo mais justo. O trabalho em prol da Agenda 2030 reflete o propósito de formar cidadãos conscientes, engajados e comprometidos com um desenvolvimento sustentável para todos.
No início de julho de 2024, foi elaborada uma carta aberta à sociedade brasileira visando sensibilizar os futuros candidatos às Prefeituras e Câmaras de Vereadores para o compromisso com a Agenda 2030 nos seus respectivos municípios.
Clique aqui e leia a carta aberta na íntegra – “Pacto nacional por um modelo de desenvolvimento sustentável, justo e inclusivo, urgente”
Juntos podemos fazer a diferença na vida de crianças, adolescentes e jovens do nosso país, assumindo o compromisso de não deixarmos “Ninguém para traz” conforme preconizado na Agenda 2030.