Estudantes representaram a escola em evento internacional relacionado à Organização das Nações Unidas
Estudantes do 3º ano do Ensino Médio do Marista Escola Social Ir. Acácio, localizado em Londrina (PR), participaram da edição 2024 do Modelo Internacional do Brasil (MIB), um sistema de integração de simulações da Organização das Nações Unidas realizado pela Internationali Negotia, em Brasília, durante os dias 15 e 19 de dezembro.
O evento realiza simulações acadêmicas para reproduzir o funcionamento de organismos como a ONU e a Câmara dos Deputados. Entre os resultados, oferece uma experiência única aos participantes, que desenvolvem habilidades essenciais como oratória, negociação e etiqueta, além de promover intercâmbio cultural.
No último ano, o tema foi “A exploração do Ártico e as reivindicações territoriais”, desafiando os delegados a propor soluções para questões globais. Ao final, os melhores participantes podem integrar o G8, fórum informal que reúne os países mais ricos e influentes do mundo, e o grande vencedor terá a chance de participar de uma simulação na universidade norte-americana de Harvard com tudo pago.
Os estudantes Vitória Gabrieli Silva de Oliveira, Caio Estevão de Camargo Oliveira, Nathan Oliveira Fabrício, Isabelle Nascimento de Oliveira e Emily Rodrigues Pessoa foram acompanhados pelo professor Maicon Jeferson Aguiar Coelho. E como legado ficou a participação em uma experiência transforma que inspirou outros alunos a acreditarem em seu potencial.
“Participar da Simulação Final da Instituição Internationali Negotia em Brasília foi uma experiência inesquecível e especial. Posso afirmar que desempenhar a diplomacia em um ambiente inspirador, tendo como desafio balancear sua ética como ser humano com o posicionamento da sua delegação, que muitas vezes não condiz com seus ideais, é bastante desafiador e estimulante. Nos obrigamos a sermos flexíveis, impessoais e buscar cada vez mais aprofundamento no assunto tratado. Para fechar essa experiência com chave de ouro, fizemos um tour pela cidade, contemplando sua arquitetura e a cada quadra sentimos como se estivéssemos em um museu a céu aberto”, compartilhou Vitória, uma das alunas participantes.
Além disso, passam a compreender que são agentes de mudança na sociedade, quebrando barreiras sociais impostas por seus territórios para se tornarem exemplos de transformação pela educação. Muitos deles se descobriram e querem aprimorar no mercado de trabalho por meio das profissões inspiradas pelo MIB e retribuir valor para a sociedade.
A expectativa da escola é ampliar a simulação da ONU para outras faixas etárias, já que em 2024 ficou segmentada ao 3° ano EM, como estratégia para trabalhar temas de atualidade e preparação para o Enem/Vestibular. Neste ano, será aberto a todo Ensino Médio, a fim de desenvolver nos alunos habilidades em diferentes ciclos de vida, como a capacidade de debater com respeito, falar em público com confiança e entender diferentes pontos de vista sobre problemas complexos.
“Para as próximas fases, os alunos que se destacam deverão participar de simulações maiores dentro da escola, com outras turmas ou outros Colégios Maristas, criar um clube de simulação e desenvolver futuros líderes júnior dos eventos, como diretores de comitês, equipe de organização e gestão. Queremos ampliar o projeto social inspirado nos temas debatidos e representar a escola em conferências estudantis locais, regionais ou futuramente internacionais”, explica o professor Maicon.
Atuação da escola
O Marista Escola Social Ir. Acácio atende gratuitamente, há 20 anos, cerca de 350 crianças e jovens entre seis e 18 anos, em situação de vulnerabilidade social por meio da oferta de Contraturno Escolar e Ensino Médio Técnico.
Para suas atividades pedagógicas, alinhando os conteúdos das disciplinas com estratégias práticas no território e na comunidade, utiliza os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, que são uma coleção de 17 metas globais.
Com isso, as simulações da ONU realizadas pela escola permitem que os alunos compreendam na prática como os países trabalham juntos para solucionar problemas globais. Isso inclui temas como combate à pobreza, educação de qualidade e mudanças climáticas, tornando as atividades mais conectadas com a realidade dos estudantes, que muitas vezes enfrentam esses desafios diariamente.
Os ODS estão intrinsecamente ligados ao carisma da escola e à formação continuada dos professores, que vivenciam a necessidade de alcançar os objetivos de forma prática.