A Escola Marista Santa Marta completa 25 anos promovendo uma educação emancipadora e gratuita às crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. A escola está localizada no bairro Nova Santa Marta, em Santa Maria (RS), em uma região que reúne aproximadamente 30 mil habitantes, sendo considerado o maior espaço de ocupação urbana da América Latina. No mesmo território, partilha a missão com o Centro Social Marista Santa Marta, que também atende a comunidade.
Atualmente, a escola atende mais de 1 mil educandos com idade entre 5 e 15 anos da Educação Infantil ao 9º Ano. Segundo o assessor de comunicação da Escola e Centro Social Marista Santa Marta, Felipe Tubino, as salas são equipadas a fim de oferecer a melhor experiência. “Nossas práticas de ensino visam ao desenvolvimento integral, com foco na formação da autonomia, protagonismo, interação social, desenvolvimento acadêmico e a formação de valores cristãos”, explica Tubino.
Projetos
As crianças e adolescentes contam ainda com atividades esportivas, robótica, oficinas de música e o ensino bilingue. Na área do esporte, é ofertada a escolinha de futsal masculino e feminino. As modalidades de handebol feminino, basquete masculino e judô são realizadas em parceiras com equipes da cidade.
A partir do 5º Ano, a robótica é inserida no currículo regular e ofertada como oficinas do 6º ao 9º Ano. No Laboratório Maker, os educandos criam e usam a tecnologia para fins pedagógicos, desde a montagem de robôs, software de programação e pilotagem de drones, além de participaram de competições durante o ano.
E o Projeto Bilingue abrange inicialmente as turmas da Educação Infantil ao 2º Ano EF. O projeto é uma parceria com a Thomas Bilíngue for Schools (TBS), da Casa Thomas Jefferson.