Marista Escolas Sociais

Imposto Solidário

Escola Marista Guadalupe em Januária (MG) atua focada em “esperançar futuros possíveis”

13/02/2025

Voltar

Presença marista leva formação integral aos januarenses, garantindo condições educacionais no território  

Localizada no município de Januária, no norte de Minas Gerais, a Escola Marista Guadalupe atende mais de 250 estudantes, gratuitamente, da Educação Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, com o propósito de educar e formar para a vida. 

A região, situada às margens do Rio São Francisco, enfrenta desafios significativos: cerca de 47% da população vive com até meio salário-mínimo, e mais de 12 mil habitantes estão em situação de extrema vulnerabilidade.  

Além disso, Januária situa-se entre os piores resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), estando em 762º lugar entre os 853 municípios mineiros. Diante dessa realidade, nos últimos dois anos a atuação marista tem buscado transformar essa realidade com uma proposta pedagógica que une educação de qualidade e valores cristãos. Em pouco tempo, a comunidade januarense começou a perceber mudanças significativas na vida dos educandos e suas famílias. 

“A Escola Marista Guadalupe trouxe novas perspectivas, através de uma educação inovadora, pautada na missão de São Marcelino Champagnat, que se dedicou a formar cristãos e cidadãos comprometidos na construção de uma sociedade sustentável, justa e solidária. A infraestrutura favorece o desenvolvimento pleno dos alunos, e projetos focados na alfabetização têm combatido o analfabetismo funcional”, destaca o professor do Ensino Fundamental Anos Iniciais, Kaio Gomes de Oliveira Silva. 

Infraestrutura que transforma 

A escola foi instalada na antiga Escola Municipal Joana Porto, que passou por reformas estruturais e pedagógicas para atender aos padrões Maristas. Com um ambiente acolhedor e reformado, a unidade está equipada para oferecer educação integral, com materiais didáticos avançados e uma abordagem focada nas necessidades individuais de cada estudante. 

História e impacto 

A escolha de Januária como local de atuação dos Irmãos Maristas reflete o compromisso da instituição em atender territórios que demandam maior atenção e cuidado. Apesar das dificuldades iniciais, a escola rapidamente conquistou a confiança das famílias, que passaram a relatar mudanças no comportamento e no desempenho educacional de seus filhos. 

A aluna do 9º ano, Karyne Lorrane, conta como a mudança para a Escola Marista Guadalupe impactou sua trajetória: 

“Os professores são preparados, pacientes e compreendem nossas dificuldades. O ensino é envolvente e criativo. Todos na escola formam uma família. Para mim, essa é a escola que mais gostei, porque fez várias mudanças positivas. A Escola Marista Guadalupe tem o melhor ensino e nos ajuda a construir um futuro melhor”, compartilha. 

Conheça mais sobre a trajetória da Karyne 

Projetos em destaque 

Entre os projetos desenvolvidos na escola, a alfabetização plena se destaca como prioridade. A partir de uma pedagogia que valoriza o afeto e a presença, os educadores trabalham para reduzir as defasagens no aprendizado e formar cidadãos conscientes, éticos e solidários. 

Além disso, a dimensão pastoral marista desempenha um papel central, reforçando valores cristãos e promovendo o cuidado com a “casa comum” – um olhar especial para a sustentabilidade e a solidariedade. 

“Nesse tempo de “esperançar futuros possíveis” temos a certeza de que as sementes que estamos plantando em terras férteis desses jovens corações januarenses certamente frutificarão em atitudes de cidadania responsável, ética e solidariedade”, destaca o diretor da escola, Irmão José Augusto Alves. 

 

Clique aqui e acompanhe as iniciativas da Escola Marista Guadalupe 

Leia também

Ir para o Blog