Marista Escolas Sociais

Saiba mais Imposto Solidário

Escola Marista de Educação Infantil Tia Jussara é ponto de acolhimento às crianças em Porto Alegre (RS)

19/01/2024

Voltar

Presença significativa marista sustenta o papel da escola em garantir condições educacionais no território 

Localizada na Ilha Grande dos Marinheiros, no município de Porto Alegre (RS), a Escola Marista de Educação Infantil Tia Jussara atende atualmente 112 crianças com idade entre quatro meses até 5 anos e 11 meses. Como visão pedagógica, a escola busca promover educação e cuidado a fim de garantir os direitos às infâncias. 

O território em que a escola está inserida apresenta um dos índices de IDH mais baixos da cidade. E grande parte das famílias atendidas são recicladores informais, sendo beneficiários de programas de transferência de renda. Além disso, outros desafios da localidade são: saneamento básico e infraestrutura; moradias precárias; trabalho infantil e insegurança alimentar. 

A infraestrutura e o espaço físico da escola, que compreendem berçários e solário, são mantidos a partir de recursos recebidos de doações e recursos próprios. E, ao longo do ano, são realizadas diversas ações solidárias que apoiam as necessidades da comunidade e do espaço escolar, sendo que a escola também tem participação no Orçamento Participativo da Cidade de Porto Alegre, contando com dois delegados. 

História da escola 

Em dezembro de 2022, foi completo um ciclo de 35 anos da Escola Tia Jussara, originado em 1987, quando as crianças eram acolhidas em uma “casa” para serem cuidadas, enquanto suas mães trabalhavam nos galpões de reciclagem de lixo. 

A “casa” foi cedida pela Escola Estadual Ernesto Fontoura Alvarenga Peixoto e, gradativamente, ampliada com apoio de diversos mutirões. Contudo, sem uma infraestrutura adequada, sem pessoal preparado para o atendimento às crianças e com poucos recursos financeiros, o espaço foi fechado. 

Em 1990, a Associação das Mulheres Papeleiras e Trabalhadoras em Geral decidiu assumir a gestão da “casa” e dar continuidade ao atendimento às crianças. A partir dessa data, diversos parceiros se juntaram à iniciativa, garantindo o atendimento aos educandos. 

Nomearam a creche com o nome de Tia Jussara, em homenagem e reconhecimento pela contribuição da professora Jussara Ludwig Otton, que ajudou na fundação e atuou em prol da comunidade. 

Em 1º de dezembro de 1997, a creche passou a chamar se Creche Marista Tia Jussara, passando a ser oficialmente mantida pela União Sul Brasileira de Educação e Ensino (USBEE), dos Irmãos Maristas, pertencendo hoje ao Marista Brasil. 

Acompanhe a Escola Marista de Educação Infantil Tia Jussara no Facebook. 

Leia também

Ir para o Blog