Em fase inicial de desenvolvimento, estudantes recebem uma educação inclusiva e humanizada
Localizada no município de Porto Alegre (RS), no Bairro Floresta – Loteamento Santa Teresinha, a Escola Marista de Educação Infantil Menino Jesus atende atualmente, em tempo integral, 108 crianças em situação de risco e vulnerabilidade social, com idade entre quatro meses e seis anos. A unidade fica localizada junto ao Centro Social Marista Ir. Antônio Bortolini, que atende 120 crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos com atividades lúdicas voltadas ao estímulo do desenvolvimento.
Na Escola Marista, as crianças experimentam o primeiro espaço de educação formal coletiva fora do contexto familiar até então vivenciado. Sendo assim, o espaço se propõe a provocar os sujeitos a compartilharem experiências e vivências que promovam diferentes aprendizagens sobre si mesmos, sobre o outro e sobre o mundo, assumindo a responsabilidade pela educação integral das crianças e complementando a ação educativa das famílias.
A escola oferece infraestrutura completa nas salas pedagógicas, atendimento nutricional e quatro refeições diárias, com jornadas e atividades específicas para as diferentes faixas etárias. Com uma visão pedagógica voltada para a promoção da educação e do cuidado, a escola busca garantir os direitos das infâncias por meio de intervenções criativas e significativas. Acreditamos em uma educação inclusiva e humanizada, respeitando o tempo e a trajetória de desenvolvimento de cada um dos nossos educandos.
Retomada
Ao longo dos últimos meses, após as enchentes de maio no Rio Grande do Sul, a escola passou por uma etapa de reconstrução ao trabalho voluntário de muitas pessoas. A Associação Arquitetos Voluntários foi responsável pela mobilização, começando no início de julho e integrando o projeto da Associação chamado Missão (Re)Construção RS, com mais de 150 voluntários envolvidos diretamente na reconstrução de cinco espaços educacionais de Porto Alegre e um do município de Taquara.
A reinauguração aconteceu no dia 18 de setembro, com a Escola Marista de Educação Infantil Boa Mãe com a acolhida, homenagens e visita ao novo espaço.
História da unidade
A história da Escola Marista de Educação Infantil Menino Jesus começou em 2007, quando ainda era uma creche. Naquele período, os moradores do Loteamento Santa Teresinha, que haviam recebido suas casas após um incêndio de fevereiro de 2005, enfrentavam a necessidade de um local seguro para proteger seus filhos enquanto estavam no trabalho. Assim a creche surgiu como uma resposta a essa demanda crucial, oferecendo um espaço protegido e confiável para as crianças da comunidade.
No dia 12 de maio de 2007, a Associação de Mulheres do Loteamento Santa Teresinha, após firmar convênio com a Prefeitura de Porto Alegre, fundou e inaugurou a Creche do Menino Jesus. A primeira gestão tinha como diretora a Presidente da Associação das Mulheres do Loteamento Santa Teresinha, e o quadro de colaboradores era composto por 1 Coordenadora Pedagógica, 9 professoras e 3 funcionárias.
Projetos
Horta comunitária
Crianças e adolescentes do ambiente escolar e do Centro Social são responsáveis pela sua manutenção da horta, desde o plantio até a colheita. Os produtos cultivados são consumidos tanto pela escola quanto pelo Centro Social e são distribuídos na comunidade. Esse projeto promove a educação ambiental e a integração social, além de incentivar a responsabilidade e o trabalho em equipe entre os participantes.
Amor Materno
Projeto voltado para as mães gestantes e lactantes, visando esclarecer dúvidas e fornecer orientações sobre o cuidado com os bebês do berçário da escola. Acompanhado pela equipe de Assessoria de Proteção à Criança e ao Adolescente da Rede Marista, o projeto conta com a participação de uma equipe multidisciplinar que aborda temas relacionados ao desenvolvimento infantil, oferecendo suporte e dicas práticas, para as mães dos nossos educandos.