Crianças têm oportunidade de desenvolvimento a partir de vivências e experiências que promovem o direito de brincar e aprender
Localizada no município de Porto Alegre (RS), na Vila Farrapos, a Escola Marista de Educação Infantil Boa Mãe atende atualmente, em tempo integral, 110 crianças em situação de risco e vulnerabilidade social, com idade entre 12 meses e seis anos.
A situação social na Vila Farrapos, na zona Norte da capital gaúcha, é de vulnerabilidade devido à falta de escolas e postos de saúde em funcionamento. Cenário agravado, pois a região foi atingida por enchentes e chuvas em maio de 2024, que deixaram algumas instituições com escombros e marcas de água suja.
Ao longo dos últimos meses, a escola foi reconstruída graças ao trabalho voluntário de muitas pessoas. E a reinauguração ocorreu no dia 19 de setembro, com acolhida, agradecimentos e visitação. Houve também uma confraternização após a cerimônia. A Associação dos Hospitais Materno Infantil (AHmi) foi a madrinha da unidade, capitaneando toda a reconstrução do espaço.
Para Carla da Silveira, gestora da escola, o sentimento é de gratidão profunda. “Hoje temos a certeza de que, mesmo nas maiores adversidades, é possível ter esperança em dias melhores. Estamos todos muito felizes, foi uma bênção podermos contar com tantas mãos amigas, Irmãos, voluntárias da AHMI e apoiadores. Todos foram fundamentais para essa reconstrução”. As aulas na Escola Marista Boa Mãe retornam no dia 23 de setembro.
História da escola
A Escola Marista de Educação Infantil Boa Mãe surgiu em continuidade à Escola Pé de Pilão, mantida pela Associação de Moradores Mário Quintana. Essa última foi inaugurada em 28 de maio de 2004 e prestou serviço à comunidade por 18 anos, sendo entregue à Secretaria Municipal de Educação e Desenvolvimento de Porto Alegre em dezembro de 2023, que, por sua vez, solicitou ao Marista que assumisse a escola através da parcerização.
Com o desafio aceito da gestão de mais uma unidade destinada ao atendimento social escolar infantil, o espaço passou a se chamar Escola Marista de Educação Infantil Boa Mãe, em referência à padroeira da Congregação dos Irmãos Maristas.
Desde então, prosseguiram os trâmites legais e as providências cabíveis para a efetividade da escola. No dia 10 de março de 2023, na sede da Associação de Moradores Mário Quintana, aconteceu a reunião que ratificou a passagem da escola dessa mantenedora para a Sociedade Meridional de Educação (SOME).
O início da Escola Marista de Educação Infantil Boa Mãe, portanto, foi viabilizada pela soma dos esforços e dos recursos de sua atual mantenedora, a Sociedade Meridional de Educação (SOME) e da Secretaria Municipal de Educação (SMED). A equipe gestora foi composta por Irmão Miguel Antônio Orlandi (Coordenador Geral), Carla Oliveira da Silveirena (Diretora), Deuza Maria da Silva Moura (Coordenadora Pedagógica) e uma equipe docente e de apoio que foi se completando, gradativamente. A cultura Marista e os vínculos foram se estabelecendo e contagiando a comunidade local.