Marista Escolas Sociais

Imposto Solidário

Escola Marista Champagnat Terra Vermelha em Vila Velha (ES) atua como um “lar para todos”, sendo rio de vida, de esperança e de futuros possíveis 

14/03/2025

Voltar

Escola Marista Champagnat Terra Vermelha em Vila Velha (ES) atua como um “lar para todos”, sendo rio de vida, de esperança e de futuros possíveis 

Presença Marista leva formação integral aos alunos, garantindo condições educacionais no território   

Localizada na cidade de Vila Velha (ES), no bairro Terra Vermelha, a Escola Marista Champagnat Terra Vermelha promove uma educação emancipadora e gratuita para mais de 730 alunos, abrangendo uma faixa etária de 10 a 18 anos, do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. 

A escola está inserida em uma região do município marcada por diversas vulnerabilidades sociais, que vão desde a precariedade habitacional até o enfrentamento de diferentes formas de violência. Ao traçar o perfil socioeconômico da escola, observa-se que 38% dos alunos pertencem a famílias em situação de pobreza, enquanto 29% encontram-se em extrema pobreza.  

Nesse contexto, a presença Marista, fundamentada na educação evangelizadora e integral, atua ativamente na construção de um futuro mais digno para crianças, adolescentes e jovens. Em parceria com a comunidade local, busca promover o desenvolvimento humano, cristão e social, fortalecendo a esperança e a possibilidade de transformação da realidade. Inclusova,  em todos os dias letivos, oferece aos estudantes uma refeição completa durante o intervalo, composta por alimentos ricos em nutrientes e vitaminas, essenciais para a disposição e a concentração. 

“Na Escola Marista Champagnat de Terra Vermelha vivi experiências que jamais esquecerei, incluindo minha primeira viagem de avião – algo que, antes, parecia um sonho distante. A escola, mais do que um espaço de aprendizado, se tornou um lugar onde amadureci, sendo casa e família. Ao longo desses anos, fiz amizades que levarei para a vida toda e estive cercado por pessoas que sempre acreditaram em mim. A cada obstáculo superado, percebi o quanto essa caminhada valeu a pena. Agradeço, de coração, a todos que fizeram e fazem parte da minha trajetória, contribuindo para que eu chegasse até aqui mais forte e mais preparado, carregando comigo as melhores memórias. Afinal, ex-aluno, sim, mas ex-Marista, nunca”, compartilha o ex-aluno Matheus Emídio. 

Além de quem está aprendendo, aqueles que se dedicam a ensinar são transformados, como compartilha o educador físico da escola, Orci Baptista. “Atuo como docente na disciplina de Educação Física desde 2012, ano em que tiveram início as atividades de ensino na Escola Marista Champagnat de Terra Vermelha. Ao longo dessa trajetória, tenho vivenciado experiências significativas de transformação na vida dos estudantes. Muitos chegam à escola enfrentando desafios e incertezas, mas encontram clareza e novas possibilidades. Para nós, educadores, é uma satisfação imensa poder contribuir, ainda que em parte, para mudar realidades. Muitas vezes, recebemos jovens sem um direcionamento claro para o futuro, e saber que participamos do seu desenvolvimento é reconfortante e motivador”, compartilha o educador. 

A Escola Marista Champagnat de Terra Vermelha dispõe de uma estrutura organizada que atende aos padrões estabelecidos pela legislação municipal e pelas diretrizes do jeito Marista de educar. E conta com a seguinte configuração de espaços: 

  • Bloco/Prédio Boa Mãe: composto por cozinha, biblioteca, laboratório de ciências, cinco salas de aula educacionais e multimeios, salas administrativas, pátio interno, banheiros coletivos e acessíveis, banheiros individuais, portaria principal e recepção; 
  • Bloco/Prédio Champagnat: edificação de dois pavimentos, dez salas de aula educacionais, salas administrativas e pedagógicas, banheiros coletivos e acessíveis e um elevador para acessibilidade; 
  • Pátio externo coberto, equipado com refeitório, mesas, bancos e cadeiras; 
  • Quadra poliesportiva coberta, com arquibancada; 
  • Capela/igreja São Marcelino Champagnat. 

História 

Os Irmãos Maristas chegaram oficialmente à localidade em 30 de maio do ano 2000. Estabeleceram-se no bairro Riviera da Barra, onde fundaram uma casa de moradia e fraternidade, que posteriormente se tornaria um espaço de formação para a vida consagrada e religiosa do instituto. 

Logo após, assumiram o compromisso de construir uma obra educacional e social, um espaço formativo que pudesse contribuir de maneira significativa para a comunidade.  

Assim, no ano seguinte, em 2001, foi inaugurado o Centro Marista Champagnat (CMC), onde eram oferecidas oficinas, aulas de reforço, cursos e momentos formativos, beneficiando famílias, jovens e adolescentes da região. 

A partir de 2012, o CMC passou a ter o status de Escola, ampliando sua atuação diretamente na área da educação básica e regular, consolidando-se dentro do escopo e da missão prioritária da instituição Marista. 

Projetos 

Cinema Pastoral 

Em 2024, a Escola Marista Champagnat de Terra Vermelha foi premiada com o Prêmio Educador Inovador Marista Brasil em diversas áreas de atuação. Entre elas, a Pastoral, em parceria com o setor Pedagógico, conquistou o título de campeã com o projeto Cinema Pastoral. 

Por meio dessa iniciativa, foram promovidas sessões de cinema dentro da PJM – Pastoral Juvenil Marista, proporcionando aos alunos momentos de discussão e debate sobre a gestão de sentimentos. 

A região da Grande Terra Vermelha, ainda negligenciada por algumas autoridades e necessitada de infraestruturas básicas, enfrenta desafios na conquista de espaços para o fomento da cultura. Nesse contexto, muitas famílias e alunos nunca tiveram a oportunidade de assistir a um filme no cinema, algo que, para alguns, é uma experiência corriqueira.  

Diante dessa realidade, nasceu o Cinema Pastoral, um projeto que incentiva o acesso à cultura e promove, com viés pedagógico e pastoral, reflexões sobre a gestão do tempo, dos sentimentos e do desenvolvimento educativo. 

Como parte do projeto, todos os alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais (6º e 7º anos) tiveram a oportunidade de assistir à continuação do filme no cinema, contando com gratuidade no ingresso, transporte e lanche. 

Núcleo de Animação Vocacional (NAV) 

Em consonância com o estilo Marista, a Pedagogia da Presença está alicerçada no cuidado integral de toda a comunidade educativa, sobretudo dos alunos. Nesse contexto, o NAV –Núcleo de Animação Vocacional se destaca como um espaço de caminhada rumo às descobertas e respostas para as vocações, tendo como primeiro chamado a vocação para a vida. 

O principal objetivo do NAV é despertar, animar e acompanhar os jovens que estão na fase de descoberta de sua vocação. Para isso, o projeto busca articular, promover e acompanhar atividades planejadas para aqueles que desejam realizar um processo de discernimento e construção de um projeto de vida. 

O resultado desse projeto se concretiza no discernimento das escolhas e desejos, possibilitando a elaboração de projeções e respostas autênticas e significativas. 

Voluntariado Estudantil Marista (VEM) 

Atualmente, o Marista de Terra Vermelha se destaca como uma escola de atuação ativa nas ações de solidariedade e voluntariado. Esse projeto não atende apenas os alunos, oferecendo uma formação integral e humanizada, mas também alcança uma rede de instituições parceiras, que recebem periodicamente grupos de voluntariado para o fortalecimento do compromisso com o cuidado ao próximo. 

O VEM (Voluntariado Estudantil Marista), na Escola Marista Champagnat de Terra Vermelha, tem como principal objetivo educar para a solidariedade, levando os estudantes a: 

  • Compreender o contexto em que estão inseridos; 
  • Atuar voluntariamente em prol da sociedade; 
  • Responder aos apelos da Doutrina Social da Igreja; 
  • Promover a Missão Marista em territórios e comunidades em situação de vulnerabilidade social. 

Pastoral Juvenil Marista (PJM) 

O Projeto Pastoral mais significativo e consolidado desta unidade educacional é a PJM  

(Pastoral Juvenil Marista). É um espaço privilegiado onde os estudantes têm a oportunidade de se expressarem e se formarem a partir dos elementos essenciais do Carisma Marista: a mística, a espiritualidade, os valores cristãos e Maristas, além de um olhar crítico e atento aos sinais dos tempos. 

O projeto conta com uma participação expressiva, abrangendo aproximadamente 60% dos alunos matriculados, 300 a 400 estudantes distribuídos em diversos grupos organizados por segmento, série e momento formativo. 

O principal objetivo pastoral neste projeto, no Marista de Terra Vermelha, é garantir a continuidade do fomento ao protagonismo juvenil, promovendo grupos maduros, dinâmicos e verdadeiramente imbuídos da mística Marista. 

Clique aqui e acompanhe as iniciativas da Escola Marista Champagnat Terra Vermelha 

 

 

Leia também

Ir para o Blog