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Escolas e Colégios Sociais Maristas proporcionam ensino lúdico e experimentação prática na área da ciência

Escolas e Colégios Sociais Maristas proporcionam ensino lúdico e experimentação prática na área da ciência

Projeto “Educação. O futuro é para todos” equipa laboratórios de ciências garantindo acesso ao ensino de qualidade por meio de experiências transformadoras 

As Escolas e os Colégios Sociais Maristas estão presentes em territórios de grande vulnerabilidade social e garantem uma educação que impacta os projetos de vida dos alunos. Entre as iniciativas estão ações que buscam despertar e apoiar o interesse de crianças e adolescentes pela ciência, tecnologia e inovação. 

Em Ponta Grossa, o “Clubinho da Ciência” do Marista Escola Social Santa Mônica proporciona atividades investigativas e lúdicas com foco no ensino por experimentação prática no contraturno escolar. 

“Essas vivências fortalecem o vínculo com o conhecimento, estimulam o pensamento investigativo e tornam a aprendizagem muito mais significativa. Aprender é também experimentar, questionar e se encantar com as possibilidades que a ciência oferece,” diz Daniela Nascimento, diretora da escola. 

Já no Marista Escola Social Cascavel (Cascavel-PR), alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental têm experimentado na prática a observação científica e a interação de modelos anatômicos do corpo humano, despertando o interesse e a curiosidade do funcionamento do próprio corpo. 

Os alunos também exploraram diferentes tipos de solo com auxílio de microscópios e  participam de oficinas abertas a familiares na ação “sábado da família”, como a extração de DNA de frutas, desenvolvimento de conceito de biologia molecular, envolvendo mais de 450 pessoas. 

No Marista Escola Social Curitiba (Curitiba-PR), crianças do maternal mergulham no universo do corpo humano com uso de protótipos e exploram a lua por meio de telescópios, conectando ciência e imaginação. 

Os estudantes do Marista Escola Social Ecológica (Almirante Tamandaré-PR) colocaram a mão na massa e coletaram amostras naturais para observação microscópica, estimulando habilidades como autonomia, cooperação e pensamento crítico. 

O acesso a esse ensino está sendo possível a partir dos investimentos realizados por empresas via incentivo fiscal no projeto “Educação. O Futuro é para todos” que impacta  2,3 mil estudantes atendidos pelas escolas e pelos colégios sociais no estado do Paraná. 

Os laboratórios das unidades estão sendo equipados com a aquisição de telescópios, microscópios, estufas, vidrarias, modelos anatômicos e outros instrumentos científicos que possibilitam a realização de experimentos e atividades práticas em sala de aula. 

“Com o apoio de diversas empresas e parceiros do projeto, estamos equipando esses espaços, ampliando a presença dos laboratórios, potencializando o aprendizado e tornando a ciência mais acessível e envolvente”, destaca Bárbara Hara, analista de projetos do Marista Brasil.  

O coordenador de projetos sociais do Marista Brasil, Rafael Cardeal, destaca a importância dos parceiros e doações através do Imposto de Renda para que iniciativas como essa sejam concretizadas. “Viabilizar projetos como esse se torna possível a partir do relacionamento e adesão de empresas e pessoas físicas que destinam parte de seu imposto de renda para fundos de direitos, como o Fundo da Infância e Adolescência (FIA)”, diz. 

Para apoiar os projetos e iniciativas das Escolas e dos Colégios Sociais Maristas entre em contato com [email protected] 

 

 

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