Treinamentos são ofertados no contraturno escolar e viabilizados por meio de parcerias
Atualmente, o Marista Escola Social Santa Mônica, conta com 425 crianças, adolescentes e jovens, entre oito e 17 anos, inscritos nas atividades esportivas ofertadas no contraturno escolar. Os educandos possuem uma carga horária de duas horas semanais de treinamento na modalidade escolhida. Os recursos para viabilizar as aulas, equipamentos e a participação de eventos esportivos, vêm do próprio orçamento da escola somado à captação de recursos para o Projeto Esporte é para todos Ano 1, inscrito na Lei do Incentivo ao Esporte e 100% captado com mais de 20 empresas investidoras apresentadas ao final dessa matéria.
A escola está localizada na Vila Jardim Santa Mônica, em Ponta Grossa (PR), região como alto índice de violência, desemprego, trabalho informal, tráfico de drogas e violações de direitos. E o esporte cria oportunidades nesse cenário, levando outras experiências de vida como relata a educanda Isabelly do 8º Ano Fundamental II, que participa do Projeto de Atletismo.
“Eu gostei muito de participar do Jogos Estudantis Municipais (JEM). Aproveitei cada momento! Quando corri, eu me senti livre. Nunca tinha corrido tão rápido e chorei de alegria ao chegar em 2º na minha bateria. Adorei muito e espero ter mais oportunidades de competir novamente. Eu gostei acompanhar os outros competindo e só me arrependo de não ter feito o salto em distância. Não posso deixar de relatar o apoio que senti da escola e do professor. E também do lanche, almoço e o transporte que recebemos. Enfim, foi um dia inesquecível que ficará guardado para sempre em minha memória!”, conta Isabelly.
A mãe da Isabelly, Cristiane Martins Hilgemberg, confirma os benefícios que extrapolam a fronteira da escola e chegam até a família:
“Minha filha gosta muito dos treinos e sempre relata que o professor ensina muito bem, cobrando para melhorarem no que é proposto. A participação dela no nos Jogos Estudantis Municipais (JEM) foi muito importante para o desenvolvimento social e de vida. Ela se sentiu muito bem e feliz com as provas que participou. Fiquei muito feliz e tranquila com a organização da escola ao levar os alunos para competição. Não tive preocupação com nada. Desde o transporte até a alimentação, tudo foi feito com muito carinho e dedicação às crianças. Enquanto mãe, estou muito satisfeita com o que o Projeto de Atletismo e a participação no JEM proporcionaram a minha filha”, descreve Cristiane.
Conquistas
Em 2022, as participações do Marista Escola Social Santa Mônica nos Jogos da Primavera e Jogos Estudantis Municipais (JEM) tiveram destaques nas seguintes modalidades:
Jogos da Primavera
Conquistas no Tênis de Mesa:
1° lugar – medalha de ouro na competição em dupla
2° lugar – medalha de prata na competição em equipe
Conquistas no Atletismo:
1° lugar – medalha de ouro no salto em distância
2° lugar – medalha de prata no salto em altura
JEM
Conquistas no Tênis de Mesa:
1° lugar – medalha de ouro na competição em dupla
2° lugar – medalha de prata na competição em equipe
3° lugar – medalha de bronze na competição individual
Troféu de prata no Grupo 5 Masculino
Em 2023, o tênis de mesa se manteve como destaque no JEM:
Troféu de ouro G5 masculino
1° lugar – G5 masculino na competição individual
2° lugar – G5 masculino na competição individual
2° lugar – G4 feminino na competição em dupla
3° lugar – G5 masculino na competição em equipe
Quer fazer parte desse time campeão e apoiar o esporte e o Marista Escolas Sociais? Clique aqui e saiba mais!
Já fazem parte dessa história empresas parceiras como: Votorantim Cimentos, Novozymes, ArcelorMittal Gonvarri, Cia. Cimentos Itambé, Expresso São Miguel, Grupo Potencial, BRDE Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, Instituto Carlos Roberto Hansen – ICRH, Frameport, Inpek, Celesc Geração, BHS, Unimed Cascavel, Arteris, Unimed Paraná, Divesa, Giassi Supermercados, Grupo Solabia, Unimed Curitiba, Teletex, Teckma Group, Green4T, Mili e A.Yoshii Engenharia.