Marista Escolas Sociais

Saiba mais Imposto Solidário

Educadores do Marista Escolas Sociais se preparam para volta às aulas

27/02/2024

Voltar

Atividades, vivências e reflexões fizeram parte da retomada do ano letivo de 2024 

No Marista Escolas Sociais, a Caminhada Marista (Camar) 2024 e a Jornada Pedagógica abrem espaço para os educadores refletirem sobre as práticas e desafios presentes em sua atuação. É uma oportunidade de olhar novas oportunidades e pensar estratégias de ensino em grupo, abrindo o ano letivo. Confira a seguir alguns exemplos de como foi esse momento nas escolas.  

Marista Escola Social Ir. Rui (Ribeirão Preto-SP) 

O período formativo Camar 2024 despertou sentimentos positivos nos educadores no Marista Escola Social Ir. Rui (Ribeirão Preto-SP), sendo que cada aprendizado compartilhado fortaleceu a comunidade educativa. 

Os coordenadores pedagógicos debateram com seus liderados sobre os desafios e possibilidades de organização do trabalho pedagógico e administrativo para o ano. E os colaboradores também conheceram o planejamento estratégico do Marista Brasil até 2030. Foi um percurso formativo intenso, com profundas reflexões, leveza e pactos de esperança! 

Clique aqui e confira

Marista Escola Social Curitiba (Curitiba-PR) 

Em cinco dias de Camar 2024, o Marista Escola Social Curitiba (Curitiba-PR) contou com participações especiais como a Irmã Anete Giordani, que trouxe um diálogo sobre a importância do afeto. Desde a década de 90, a Irmã Anete atua no Centro de Assistência Social Divina Misericórdia (CASDM) na Vila Sabará, localizada no bairro Cidade Industrial (CIC), um dos mais violento da capital paranaense. O seu trabalho de pacificação vem sendo referência na comunidade e exemplo de solidariedade.   

Seguindo essa linha, a arte educadora, Makeila Piazza, que também participou como facilitadora na formação, preparou uma dinâmica envolvendo o afeto junto ao movimento. E com a palestra “Afetividade, relações humanas e o cotidiano escolar”, o professor Douglas Lopes, do perfil @opedagoges, completou a formação dos educadores.  

Marista Escola Social Robru (São Paulo-SP)  

O Marista Escola Social Robru (São Paulo-SP) celebrou a primeira edição da Camar apoiando a preparação dos educadores para o novo ano letivo. Entre ações, esteve a visita ao Parque Gráfico da FTD Educação, editora responsável pelo material didático do Marista Brasil. Além disso, foi realizada a apresentação do Planejamento Estratégico do Marista Brasil. Todos os momentos foram de ricas partilhas e vivências Maristas.  

Escola Marista Santa Marta (Santa Maria-RS) 

Ao longo de uma semana, os educadores da Escola Marista Santa Marta (Santa Maria-RS), participaram da Jornada Pedagógica-Pastoral com tema “Abraçando o jeito de ser educador marista”.

  

Durante os dias de formação, receberam o psicólogo Lucas Bitencourt, que abordou o tema ‘Desenvolvimento emocional: cuidando de quem cuida’ e o Irmão Marista Rodinei Siveris para falar sobre liderança servidora e profética e a reestruturação do Marista Brasil, além da visita do Diretor da Regional Porto Alegre, Luciano Centenaro, e o Coordenador Administrativo Financeiro, Samir Miguel, que desejam um bom ano letivo a todos. 

A Pastoral Escolar contribuiu com a apresentação da Campanha da Fraternidade 2024 com o tema ‘Fraternidade e Amizade Social’ e o lema ‘Vós sois todos irmãos e irmãs’ (Mt 23,8). 

No último dia de Jornada, foi realizada uma caminhada na comunidade com os educadores da Escola e Centro Social, além da recepção do Ir. José Bittencourt, coordenador da Área de Solidariedade, e o líder comunitário, Leonel Pacheco, para tratar sobre a comunidade e os desafios do ano letivo. 

Leia também

Ir para o Blog