O Marista Escola Social Ecológica, em parceria com a empresa belga de nutrição animal Impextraco e a King Baudouin Foundation, fundação belga que investe em projetos e pessoas inspiradoras, já apoiaram mais de 137 alunos que, ao acessarem um ensino de qualidade, estiveram aptos a se candidatarem a um emprego de nível técnico ou seguir estudando no Ensino Superior em uma universidade. A seguir algumas das histórias transformadoras.
“Estou no 2º ano do ensino médio do Colégio Marista Santa Maria . O projeto foi um sonho realizado, era uma coisa que eu almejava desde quando entrei no Marista Escola Social Ecológica e mudou muita coisa em relação aos meus estudos. Entre elas, pude estudar sem me preocupar com como pagar meu transporte, minha alimentação e, principalmente, o material escolar. Assim, foquei só nos meus objetivos escolares, me preparando para alcançar minhas metas.” – Louizy Ikikame.
“Eu me chamo Ketelyn, sou estudante do último ano do curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas. O projeto me impactou de forma sensacional, proporcionou inúmeras oportunidades, desde vivências do dia a dia como comprar um livro, ir à primeira vez ao cinema e transporte. Tanta emoção! E fui a primeira vez efetuar o cadastro na Biblioteca Pública de Curitiba (PR) para ter acesso à leitura de livros.
Gradativamente os meus horizontes e perspectivas estão se abrindo para um futuro melhor, repleto de oportunidades e eu serei a primeira pessoa da minha família a cursar uma graduação. Além disso, com o recurso do projeto pude custear o curso de inglês, que é o sonho de muitos estudantes brasileiros. É algo extraordinário, aprendi e aperfeiçoo diariamente esse idioma universal. Inclusive, fui contemplada com uma viagem gratuita de imersão para aprimorar a fluência e a praticar a língua.
O auxílio da bolsa me motivou ainda mais a estudar e focar para passar na faculdade que almejo. E meus pais ficaram orgulhosos e felizes, porque sabem que é uma experiência única e é algo que fará a diferença no meu futuro. E ficam de certa forma aliviados que eu possa focar em algo produtivo que eles não poderiam custear.” – Ketelyn Ramos
“Eu me chamo Eduardo e curso o 2º ano do curso Técnico em Desenvolvimentos de Sistemas. O projeto teve um grande impacto na minha interação com tudo, pois além de me permitir gerenciar meu próprio dinheiro eu também pude sair e ir para lugares que nunca havia ido antes. Pude experimentar diversos alimentos e aumentar meu paladar, e meu conhecimento sobre diversas coisas como cursar o idioma de inglês. A liberdade de poder pagar minha própria passagem e ir para onde eu quiser é incrível. Fui pela primeira vez ao cinema e à feira de profissões em Curitiba (PR).
Para minha família foi um alívio que eu tenha conseguido a bolsa, pois todos nós sabemos como é o Brasil em questão econômica. Então, é uma baita mão na roda para eles já que não precisam me sustentar com várias coisas, além de ter me tornado um exemplo para a família.” – Eduardo Henrique do Carmo.