Marista Escolas Sociais

Saiba mais Imposto Solidário

Educação que transforma: como o Marista Escolas Sociais apoia projetos de vida em todo Brasil

19/01/2024

Voltar

Da sala de aula à jornada profissional, conheça histórias de educandos que viveram a experiência de um ensino emancipador 

Em 2001, o Gustavo Bella Cruz começou sua história com o Marista Escola Ir. Lourenço, em São Paulo (SP), em uma experiência como educando do Projeto Conviver Marista. Nesse espaço pôde exercer seu protagonismo, atuando em diferentes projetos. Aos 15 anos, Gustavo foi selecionado como Jovem Aprendiz no Banco do Brasil, a partir de um projeto realizado no Marista Escola Ir. Lourenço. E essa conquista se tornou um divisor de águas em sua vida. 

Gustavo foi inspirado e motivado por seus educadores, se empenhando para ingressar na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), cursando Filosofia. Em 2016, retornou para a escola como parceiro, mobilizando e implantando o Cursinho Gratuito Pré-Vestibular Popular Lima Barreto e promovendo transformações na vida de outros jovens da comunidade. 

Outro exemplo de projeto de vida construído junto ao Marista Escola Social Ir. Lourenço é da Ana Paula Martins. Em 2004, Ana Paula foi educanda do Projeto Conviver Marista. Dois anos depois, sua relação com a escola evoluiu para uma atuação profissional, quando começou a trabalhar como auxiliar de Biblioteca. Nessa trajetória, Ana Paula descobriu sua vocação para a educação, assumindo o cargo de Educadora Social. Hoje, ela atua como Professora do Ensino Fundamental. 

A dedicação, criatividade e especialização nas temáticas de Alfabetização, Letramento e Jogos Cooperativos Matemáticos levaram Ana para o programa “Encontro com Fátima Bernardes”, na Globo, para apresentar o Projeto Letrilhar, em conjunto com a educanda Vitória. 

Clique aqui para assistir à entrevista de Ana  

Em Santos (SP), a Amanda Clemente começou sua história junto ao Marista Escola Social Lar Feliz  com apenas quatro anos, na Educação Infantil. Amanda vive há 21 anos no morro Monte Serrat, local em que a escola está inserida, e viu seu cotidiano repleto de oportunidades significativas com influência em seu projeto de vida que partiram dessa experiência no âmbito escolar. 

Encerrou seu ciclo na Educação Infantil em 2008. E, 10 anos depois, já com 15 anos, Amanda iniciou sua atuação como Jovem Aprendiz na área administrativa da escola. Inspirada por tudo que viveu no Marista Escola Social Lar Feliz, Amanda concluiu o Ensino Médio e foi aprovada em Pedagogia na Univesp. Durante a graduação, estagiou na escola. Atualmente, é voluntária no grupo Bruto Fruto, projeto de cultura e esporte em Santos, e integrante do Programa Fábrica de Culturas.  

No Paraná, a Thais Dranka  atua hoje como coordenadora Administrativa do Marista Escola Social Curitiba, em Curitiba. Thais iniciou sua trajetória Marista em 2010, como educanda do contraturno escolar no Marista Escola Social Eunice Benato, também localizado na capital paranaense.  

Em 2012, Thais teve a oportunidade de atuar como Jovem Aprendiz na PUCPR. Ao fim do contrato, foi efetivada no Marista Escola Social Eunice Benato, atuando na área de Secretaria Escolar, Compras e Financeiro. Em 2021, assumiu a coordenação administrativa no Marista Escola Social Curitiba.  

“O Marista Escola Social faz parte da minha vida, foi a minha primeira oportunidade de emprego e, desde então, venho me desenvolvendo nesse propósito tão lindo, o amor pela educação e a esperança de transformar vidas, assim como foi comigo”, conta Thais.

 

Conheça outras histórias de transformação no Marista Escolas Sociais: 

Gisele do Marista Escola Social Ir. Lourenço 

Daniele no Marista Escola Social Lucia Mayvorne 

  

Leia também

Ir para o Blog