Marista Escolas Sociais

Imposto Solidário

Educação que transforma a trajetória de Adriano, ex-aluno do Marista Escola Social Ecológica

Educação que transforma a trajetória de Adriano, ex-aluno do Marista Escola Social Ecológica

Com o apoio de uma bolsa integral, Adriano alcançou oportunidades que mudaram sua trajetória e abriram portas para o futuro 

A história de Adriano reforça o verdadeiro impacto de uma educação com propósito. Hoje, aos 18 anos, ele cursa o técnico em Prótese Dentária no Colégio Estadual do Paraná, e para isso sua base foi construída com cuidado no Marista Escola Social Ecológica (Almirante Tamandaré-PR), onde estudou durante quatro anos no Ensino Médio Técnico com o apoio de uma bolsa integral (saiba mais). 

“Essa bolsa foi essencial. Além de cobrir os meus estudos e materiais, ela abriu portas que eu nem imaginava. Fiz curso de inglês, tive acesso a um notebook e participei de formações e vivências culturais que marcaram minha caminhada”, conta Adriano. 

Acesso que transforma 

Durante os quatro anos no Marista, Adriano teve a oportunidade de aprofundar seus estudos de inglês e, graças ao incentivo da escola e aos recursos da bolsa, conquistou um nível avançado de proficiência (C1/C2). “Sem esse apoio, seria muito mais difícil chegar nesse resultado”, relembra. 

Outro ponto de virada foi a chegada do notebook que, durante o período da pandemia, em um momento de incertezas e isolamento, garantiu o acesso às aulas, às pesquisas e às conexões que mantiveram Adriano motivado e em aprendizado contínuo. 

Além da formação acadêmica, o jovem participou de cursos e vivências culturais, que também contribuíram para sua formação humana e integral, baseada em valores como justiça social, solidariedade, responsabilidade, ética e protagonismo. 

Orgulho da família e esperança para o futuro 

Adriano lembra com emoção do dia em que foi selecionado para a bolsa. “Meus pais ficaram muito felizes e orgulhosos. Sabiam o quanto aquilo significava para o meu futuro de uma forma muito positiva”, diz. Para ele, a bolsa não foi apenas um apoio financeiro, mas uma prova concreta de que o estudo pode transformar vidas. 

Hoje, com uma nova etapa em curso e muitos sonhos pela frente, Adriano faz questão de agradecer. “Sou grato aos educadores e aos parceiros, como a Impextraco, por investirem em jovens como eu”, destaca. 

Sua história reafirma o compromisso das Escolas e dos Colégios Sociais Maristas com uma educação integral, gratuita e de qualidade, que promove o protagonismo e a dignidade de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. 

Leia também

Ir para o Blog