Confira o relato da coordenadora pedagógica em sua atuação pela educação
Em 15 de Outubro, é celebrado anualmente o Dia do Educador Marista, homenageando a todos e todas que dão continuidade à narrativa de transformação por meio da educação, idealizada por Marcelino Champagnat. Na Escola Marista Santa Marta, a coordenadora pedagógica Educação Infantil e Anos Iniciais, Aline Miranda, é exemplo da continuidade desse legado.
Ao longo dos anos, somando suas experiências, a coordenadora pedagógica alcançou uma visão sistêmica dos processos, o que tem permitido visualizar e confirmar o quanto a atuação de todos do Santa Marta transforma a vida dos estudantes e do entorno da escola.
“Estamos inseridos em uma comunidade, Nova Santa Marta, carente nos mais diversos aspectos. Nesse contexto, ofertamos um ensino de qualidade em tempo integral na Educação Infantil. Além disso, oferecemos uma ótima estrutura física, alimentação, projetos e esportes. E trabalhamos com as lideranças comunitárias em prol de mudanças no bairro. Nesse universo de possibilidades, nos alegramos ao perceber as crianças potentes, empoderadas, críticas e atuantes. Muitos estudantes egressos conquistando seus espaços no mercado de trabalho, no ensino superior ou empreendendo. Fomentamos em cada um, desde a entrada na pré-escola, a esperança de uma sociedade mais justa e fraterna e enxergamos esse sentimento nas suas falas, posicionamentos e alegria cotidiana”, conta Aline.
É assim que a coordenadora pedagógica segue diariamente sua missão, atuando a partir dos valores Maristas e pelo no sonho de São Marcelino Champagnat.
Conheça outras histórias de transformação no Marista Escolas Sociais:
Educação que transforma: a história da Franciane Balbino no Marista Escola Social Eunice Benato
Educação que transforma: a história do Marcus Vinícius no Marista Escola Social Ir Acácio