Marista Escolas Sociais

Saiba mais Imposto Solidário

Educação o Futuro é Para Todos Ano – Ano 1 beneficia seis escolas do Escolas Sociais Maristas no PR

23/09/2024

Voltar

Projeto busca qualificação das atividades e espaços a partir da aquisição de equipamentos pedagógicos e melhorias na infraestrutura escolar 

Com 100% dos recursos captados com empresas e pessoas físicas pelo Fundo da Infância e da Adolescência do Paraná, o projeto Educação o Futuro é para todos Ano – Ano 1 – Paraná está alinhado à missão das Escolas Sociais Maristas de ofertar educação gratuita e de qualidade para todas as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. E vai beneficiar mais de 2,3 mil alunos, além de suas famílias e a comunidade escolar paranaense. 

Entre as prioridades elencadas pelas escolas e que serão colocadas em prática, estão: o acesso à leitura como bem primordial para o desenvolvimento educacional e a formação intelectual presente e futura dos alunos; o acesso à cultura em suas diversas manifestações artísticas; a prática do esporte como ferramenta estratégica para o desenvolvimento físico e mental individual e o fortalecimento da coletividade; a valorização e promoção do direito ao brincar, que, quando exercido de maneira plena nas diferentes faixas etárias, tem impacto positivo na formação emocional, social e educativa, com reflexos positivos duradouros por toda a vida adulta. 

Confira o andamento do projeto em cada uma das escolas: 

Marista Escola Social Marista Ecológica (Almirante Tamandaré-PR) 

Os principais destaques da escola nesses primeiros meses do projeto ficaram a cargo das propostas pedagógicas voltadas às temáticas de investigação científica. E que buscaram incentivar os alunos a explorarem áreas de interesse científico de maneira autônoma e criativa, e de uma proposta voltada aos desafios da aprendizagem da língua portuguesa.  

Utilizando jornais antigos, os alunos foram convidados a mergulhar no contexto sociocultural do passado, com o intuito de desenvolver habilidades linguísticas e interpretativas. E, por meio da leitura de manchetes, reportagens e editoriais, os alunos aprimoraram sua compreensão de texto, vocabulário e a capacidade de análise crítica. 

Marista Escola Social Marista Cascavel (Cascavel-PR) 

A Mostra Cultural envolveu mais de 1,1 mil pessoas e foi um evento especial em que as famílias tiveram a oportunidade de prestigiar as produções realizadas pelos alunos, bem como assistir a apresentações culturais. Durante a Mostra, foram realizados encenações teatrais, musicais, exposição de trabalhos e interação com as famílias. Esse tipo de atividade é importante para o reconhecimento e valorização do esforço realizado pelos alunos, promove a autoconfiança e a capacidade de expressão de seus projetos diante das famílias, além de contribuir para o envolvimento e o interesse dos familiares, fortalecendo a parceria entre escola e família. 

Marista Escola Social Curitiba (Curitiba/PR) 

A Escola Social Marista Curitiba busca a qualificação dos espaços lúdicos, da sala de ginástica, da biblioteca, e das áreas de convivência para atender ações de música, artes, entre outros. Com isso, as atividades lúdicas e educativas passam a contar com materiais como brinquedos, livros, instrumentos musicais, equipamentos de som e áudio. 

Escola Social Marista Ir. Henri (Fazenda Rio Grande/PR) 

No início do ano, os professores participaram de formações para o ano letivo nas quais foram abordados temas como a importância do brincar, processo avaliativo, inclusão, mediação de conflitos e revelação espontânea. Houve ainda momentos de orientação dos docentes sobre a utilização dos equipamentos que a escola recebeu pelo projeto, como os tablets, notebooks, projetores e outros equipamentos, além de conhecerem parte dos livros novos que já chegaram, possibilitando um planejamento das ações do ano, já incluindo os materiais adquiridos. 

Escola Social Ir. Marista Acácio (Londrina-PR) 

A Escola Social Marista Ir. Acácio tem tradição no ensino de tecnologia e no fomento do tema junto aos alunos, desde os Anos Iniciais até o Ensino Médio. E, na busca por manter esse tema sempre presente e atual, as alunas do Ensino Médio receberam a visita de profissionais da empresa Tata Consultancy Services Londrina (TCS) para um debate sobre a inserção das mulheres na tecnologia, compartilhando experiências, inspirações e desafios superados nesse campo.  

A atividade era parte das comemorações pelo Dia Internacional das Meninas e Mulheres na Ciência. A experiência de interação educativa, dentro ou fora da escola sempre é uma estratégia bastante positiva para os participantes. Nesse caso, as 75 meninas do Ensino Médio se sentiram mais inspiradas e confiantes em seus potenciais e suas habilidades para os estudos e a carreira nas áreas de ciência e tecnologia. 

Escola Social Santa Mônica (Ponta Grossa/PR) 

Os destaques das atividades até o momento foram a visita dos alunos do Ensino Médio à Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG). Os 38 alunos participaram da Feira de Inovação e Tecnologia, e foi uma grande oportunidade para conhecerem sobre inovação no ambiente profissional e aquisição de novas experiências. O contato com o mundo das empresas permitiu ampliar suas aprendizagens sobre o tema e compreenderem sobre a variedade de realidades que o trabalho apresenta para o futuro de suas carreiras. 

Para o segundo semestre, o projeto Educação o Futuro é para todos Ano – Ano 1 – Paraná prevê ofertar aos alunos uma experiência ainda mais enriquecedora com a aquisição de livros, a modernização do laboratório e da cozinha, além da realização de novas atividades, visam ampliar as oportunidades de aprendizado e fortalecer o vínculo com a comunidade. Com a expectativa de contribuir ainda mais para o desenvolvimento integral dos alunos. 

Leia também

Ir para o Blog