Estudantes têm voz ativa junto à Câmara Municipal da cidade e atuam na busca dos seus direitos e da comunidade
Reconhecido como um órgão institucional da Câmara de Vereadores de Ribeirão Preto (SP), o projeto Parlamento Juvenil leva estudantes do Ensino Médio das escolas públicas e particulares da cidade para aprender na prática como é realizado o trabalho legislativo.
Essa experiência foi partilhada na série de documental “Curtas Democracias”, produzida pelo Canal Futura, que mostra como a atuação dos adolescentes tem refletido na sua formação e impactado no território. Participaram compartilhando relatos e opiniões da experiência no Parlamento Juvenil, os estudantes, Helen Fernandes de Souza, Kaique Alexandre e Raquel Paz, a professora, Regiane Rangel, o professor, Marcos Acácio Neli, e o analista de Pastoral, Alex Lima.
Como funciona?
O Parlamento Juvenil começa com uma eleição feita nas escolas e, em um ano de mandato, os jovens participam de sessões ordinárias para debate dos mais variados temas. Ao longo desse período, os estudantes podem criar projetos de lei, requerimentos, petições e propostas de melhoria da comunidade. Esses documentos posteriormente são enviados ao administrativo municipal como uma indicação.
O episódio da série documental acompanhou os estudantes da escola Ir. Rui e mostrou como acontece toda articulação do projeto que abre espaço para discussões de temas como cidadania, cultura da paz, educação e direitos humanos. O conteúdo está disponível nos Canais Globo (clique aqui) e no YouTube (clique aqui).