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Imposto Solidário

Doação trimestral com incentivo fiscal: impostos que resultam em impacto social

10/06/2025

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Empresas do Lucro Real podem transformar realidades por meio da educação a cada trimestre 

Empresas brasileiras podem fazer a diferença na vida de milhares de crianças, adolescentes e jovens das Escolas e dos Colégios Sociais Maristas ao destinarem parte do Imposto de Renda devido para projetos sociais com incentivo fiscal. 

Aquelas que adotam o regime de Lucro Real com apuração trimestral e pagam IRPJ a cada três meses têm a possibilidade de direcionar parte de seus impostos para projetos das Escolas e dos Colégios Sociais Maristas aprovados em leis como: 

  • Fundo da Infância e Adolescência (FIA) 
  • Lei de Incentivo à Cultura 
  • Lei de Incentivo ao Esporte 
  • Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais (São Paulo – ISS e IPTU) 

Oportunidade em quatro momentos do ano 

As datas de apuração trimestral (março, junho, setembro e dezembro) representam quatro oportunidades concretas para empresas do Lucro Real e fortalecem a atuação das Escolas e dos Colégios Sociais Maristas unidades em 24 cidades do país. 

Em vez de repassar todo o valor ao fisco, empresas podem optar por transformar parte desse recurso em educação, cidadania e futuro. Sendo esse um instrumento de responsabilidade social corporativa e transparência, ao mesmo tempo que permite o uso estratégico de tributos. É uma forma legal e ética de fazer a diferença social sem aumentar o custo tributário. 

Atualmente, cerca de 32% das empresas parceiras das Escolas e dos Colégios Sociais Maristas possuem apuração trimestral, fortalecendo a sustentabilidade dos projetos ao longo do ano letivo.   

Por que a doação trimestral importa? 

A recorrência nas doações garante estabilidade aos programas educacionais e faz com que a realização de ações voltadas às infâncias e juventudes em vulnerabilidade sejam mantidas com qualidade. 

Além disso, reflete diretamente na manutenção das atividades pedagógicas, aquisição de materiais, qualificação de educadores e em experiências que formam cidadãos conscientes e protagonistas. 

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